Feira de Santana

Professores da rede municipal paralisam atividades dia 1º de agosto

Os professores vão para a galeria da Câmara cobrar dos vereadores a aprovação do reajuste salarial e outras questões, como apoio na luta pelo precatório.

Daniela Cardoso

Os professores da rede municipal de ensino vão paralisar as atividades no dia 1º de agosto, dia em que a Câmara Municipal retorna do recesso. Os professores vão para a galeria da Câmara cobrar dos vereadores a aprovação do reajuste salarial e outras questões, como apoio na luta pelo precatório.

“A categoria aprovou e vamos fazer uma paralisação na próxima semana, em vista de alguns problemas que temos pendentes. Um é o enquadramento dos professores que foi solicitado em 2016 e ainda não foi feito. Cobramos isso na última audiência, mas não foi efetivado. Tem a questão do recesso da câmara, os vereadores tão tendo férias demais. Todo trabalhador só tem 30 dias de férias, os vereadores tem férias e mais recesso. Foi dado o reajuste aos professores, mas temos que aguardar a reabertura da Câmara”, afirmou a diretora da APLB, Marlede Oliveira.

A questão do precatório também é uma reivindicação da categoria, além do plano de carreira, que ainda não foi efetivado. Merlede Oliveira falou ainda da gratificação dos diretores de escola. De acordo com ela, o valor é de 116 reais.

“Por último vem o precatório. O dinheiro está nos cofres do município desde maio deste ano. Pergunto ao prefeito, ele diz que ainda não utilizou esse dinheiro, mas a categoria quer saber como vão ficar esses recursos. Acionamos a justiça, mas o prefeito pode fazer esse acordo judicialmente”, disse.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade