Professores da Rede Municipal debatem reajuste salarial em encontro
No encontro, os professores debateram o cumprimento da Lei 11.738, que instituiu o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.
Professores da Rede Municipal debatem reajuste salarial em encontroProfessores da Rede Municipal debatem reajuste salarial em encontroProfessores da Rede Municipal debatem reajuste salarial em encontroProfessores da Rede Municipal debatem reajuste salarial em encontro
Andrea Trindade
Professores da Rede Municipal de Feira de Santana se reuniram na manhã de segunda-feira (3), no espaço de eventos de um restaurante no centro da cidade, para debater questões de interesse da categoria e, consequentemente, de melhorias para a Educação.
No encontro, os professores debateram o cumprimento da Lei 11.738, que instituiu o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. O diretor da APLB Feira, Germano Barreto, informou que o pagamento deve ser feito em janeiro e de uma só vez. Caso aja parcelamento, por conta do atraso, uma vez que já se passou um mês, deve ser feito o pagamento retroativo ao primeiro mês do ano.
“Neste ano, que já está em atraso, deve ser pago o valor retroativo a janeiro”, afirmou. Na reunião também foi discutida a redução de 1/3 da carga horária do professor em sala de aula e que o reajuste salarial deve ser pago este ano. O Ministério da Educação (MEC) anunciou o aumento de 8,32% no último dia 29. O reajuste neste ano foi maior que no ano passado, quando o aumento foi de 7,97%, mas menor que entre 2011 e 2012, quando o reajuste foi de 22,22%.
“Deve ser pago o piso do MEC obedecendo a Lei 01/94, que corresponde aos percentuais de referência. Esse reajuste vamos discutir em audiência com o prefeito José Ronaldo de Carvalho”, disse Germano Barreto ressaltado que é necessário reformular o plano de carreira dos professores.
A data da audiência com o prefeito ainda não foi definida. Logo após o encontro dos dirigentes da APLB Feira com o chefe do executivo, haverá uma nova assembleia da categoria para apresentar o resultado da audiência. “Se não houver sucesso iniciaremos as mobilizações”, afirmou.
Com fotos e informações do réporter Paulo José do programa Acorda Cidade.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
Política de privacidade