Andrea Trindade
 
Professores da Rede Municipal de Feira de Santana se reuniram na manhã de segunda-feira (3), no espaço de eventos de um restaurante no centro da cidade, para debater questões de interesse da categoria e, consequentemente, de melhorias para a Educação.
 
No encontro, os professores debateram o cumprimento da Lei 11.738, que instituiu o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. O diretor da APLB Feira, Germano Barreto, informou que o pagamento deve ser feito em janeiro e de uma só vez. Caso aja parcelamento, por conta do atraso, uma vez que já se passou um mês, deve ser feito o pagamento retroativo ao primeiro mês do ano.

 
“Neste ano, que já está em atraso, deve ser pago o valor retroativo a janeiro”, afirmou. Na reunião também foi discutida a redução de 1/3 da carga horária do professor em sala de aula e que o reajuste salarial deve ser pago este ano. O Ministério da Educação (MEC) anunciou o aumento de 8,32% no último dia 29. O reajuste neste ano foi maior que no ano passado, quando o aumento foi de 7,97%, mas menor que entre 2011 e 2012, quando o reajuste foi de 22,22%.
 
“Deve ser pago o piso do MEC obedecendo a Lei 01/94, que corresponde  aos percentuais de referência. Esse reajuste vamos discutir em audiência com o prefeito José Ronaldo de Carvalho”, disse Germano Barreto ressaltado que é necessário reformular o plano de carreira dos professores.
 
A data da audiência com o prefeito ainda não foi definida. Logo após o encontro dos dirigentes da APLB Feira com o chefe do executivo, haverá uma nova assembleia da categoria para apresentar o resultado da audiência. “Se não houver sucesso iniciaremos as mobilizações”, afirmou.

Com fotos e  informações do réporter Paulo José do programa Acorda Cidade.