Acorda Cidade
Professores e coordenadores de cursos da FTC Feira de Santana participaram, na última segunda-feira (14), de uma oficina sobre Currículo por Competências, ministrada pela professora doutora Letícia Sampaio Suñé, integrante do Núcleo de Qualidade Acadêmica da Rede de Ensino FTC. A ação faz parte da proposta de inovação do processo de ensino aprendizagem e incluiu ainda uma palestra sobre o tema “Metodologias Ativas”.
De acordo com Letícia Suñé, a aprendizagem se faz por meio de processos material, verbal e mental. Ela citou o cientista russo P. Ya Galperin, criador da Teoria da Formação das Ações Mentais por Etapas e defendeu a interdisciplinaridade como um dos pilares da proposta que está sendo implantada pela Instituição. Segundo ela, “a essência do projeto é a integração de saberes e o consequente desenvolvimento do pensamento”.
O objetivo maior é tornar a aprendizagem maios eficaz, por meio da formação integral. “A educação deve ser vista como a preparação para a vida”, disse a professora, sugerindo um modelo educacional que realmente capacite o aluno dar respostas aos problemas que a vida apresenta, “nas dimensões profissional, pessoal e social”, conforme destacou. A oficina foi direcionada para a área de saúde, mas a ideia é abranger todas as áreas do conhecimento.
Após a oficina, a professora, que tem pós-doutorado em Currículo por Competências, fez uma palestra direcionada a todos os docentes da FTC Feira de Santana, ressaltando a importância das estratégias institucionais visando a qualidade do ensino. Esse processo, conforme explicou, envolve o planejamento curricular, a aprendizagem e a avaliação em sana de aula.
A educação baseada em competências, segundo Letícia Suñé, é uma tendência mundial. E para mostrar o desenvolvimento dessa proposta inovadora, a professora Vanessa Oliveira, que também faz parte do Núcleo de Qualidade Acadêmica da Rede FTC, aplicou uma dinâmica com os participantes do encontro, cuja proposta foi a elaboração de um projeto usando as competências e habilidades cada um.
A chamada “dinâmica do macarrão”, por ser esta a única matéria prima para construção de uma ideia, despertou entre os integrantes dos grupos, segundo avaliação dos mesmos, momentos de integração, criatividade, tolerância, concentração, eficácia. Isso sem falar da necessidade de planejar, criar estratégias, lidar com dificuldades (o tempo foi uma delas) e, sobretudo, compartilhar conhecimentos.
A atividade, realizada no Auditório professora Terezinha Mamona, mereceu elogios do diretor da FTC Feira de Santana, professor Cristiano Lôbo, que frisou o compromisso da Instituição em formar cidadãos para a vida, dentro desse novo conceito de educar apresentado pelas palestrantes. “É um passo decisivo para retomar a essência de nosso projeto educacional”, disse. O evento foi encerrado com o sorteio de um notebook, no qual foi contemplada a professora Cíntia Porto Caroso Souza, do curso de Direito, seguido de confraternização.