Educação

Professora dá dicas de como fazer uma boa redação no vestibular

Como em todo processo seletivo, os estudantes tem dificuldades principalmente nas matérias de língua portuguesa e redação. Mas é possível, fazer uma boa prova com tranquilidade, observando coerência e coesão.

Ilani Silva e Ney Silva

Começam no próximo no domingo (30), as provas do vestibular 2011.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Como em todo processo seletivo, os estudantes tem dificuldades principalmente nas matérias de língua portuguesa e redação. Mas é possível, fazer uma boa prova com tranquilidade, observando coerência e coesão.

A professora de língua portuguesa e redação do colégio Intelecto, Érica Ramos Soares orienta aos candidatos sobre a impessoalidade na escrita, ou seja, o texto não pode ter sentimento em excesso, mas o relato do fato com opinião. Se esse critério não for seguido o estudante pode perder pontos na redação.

Quantidade de parágrafos

Ela explica também que o número de parágrafos não deve passar de cinco, sendo que o primeiro é destinado à introdução, o segundo e o terceiro para o desenvolvimento do texto, onde o candidato argumenta o ponto de vista, e por último a conclusão.  O texto deve conter entre 25 e 30 linhas atendendo ao que a prova sugere. Além disso, é preciso prestar atenção a margem direita e esquerda.

Segundo Érica, as dificuldades em provas de redação, nos vestibulares, é uma situação verificada em todo o país decorrente da falta de leitura. “Os candidatos lêem pouco, assim como os brasileiros e isso afeta na escrita. Você não vai escrever bem se não ler”, afirma.

Em relação ao título da redação, ela esclarece que só deve ser colocado quando a prova solicitar, caso contrário a opção é facultativa.

A redação deve ser feita antes ou depois da prova objetiva?

Érica (foto) sugere que seja feito o seguinte procedimento: O candidato deve fazer primeiro o rascunho do texto e depois a prova objetiva. Em seguida deve retomar a redação para observar a existência de erros no rascunho.

Ter bastante calma no momento da escrita é outro fator importante observado pela professora. “O candidato precisa observar o texto base, que geralmente vem na prova, para poder enxergar o que a prova quer dele”, afirma.

A professora alerta que antes de qualquer ação, o importante é refletir, para lembrar se algum fato que já foi lido serve para o texto. O candidato fará uma espécie de seleção de assuntos que já conhece para que possa fazer uma correlação com o que o tema estabelece.

Ela também fez questão de frisar que não é só para a redação do vestibular que a leitura é indispensável, mas para qualquer tipo de texto em concurso público ou situação que seja exigida uma redação.