Enem 2018

Professor dá dicas para fazer uma boa redação

Uma das dicas é apresentar argumentos históricos e literários para comprovar ponto de vista de candidato na redação.

Professor dá dicas para fazer uma boa redação Professor dá dicas para fazer uma boa redação Professor dá dicas para fazer uma boa redação Professor dá dicas para fazer uma boa redação

Acorda Cidade

Faltando pouco menos de duas semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, alunos de todo o Brasil já estão se preparando para fazer a prova. No dia 4 de novembro, os candidatos terão cinco horas e meia para responder a questões de linguagens, ciências humanas e fazer a tão temida redação.

Para o professor da Universidade de São Paulo Adriano Chan, os candidatos costumam ter dificuldades na redação principalmente por conta da linguagem exigida para elaboração do texto.

O professor destaca que todos os alunos devem reler a redação e observar se o texto está dentro do recorte temático proposto pela prova. Além disso, os estudantes devem ficar ligados e usar sempre repertório externo, ou seja, devem apresentar ideias que vão além daquelas já apresentadas no texto-base da prova.

Para Adriano, o texto fica mais rico quando o aluno utiliza argumentos históricos e literários para comprovar o ponto de vista que está defendendo. O professor lembra, ainda, que os estudantes precisam se atentar a três mudanças no Enem 2018 para correção das redações.

“São três novidades: a primeira é que temos uma coesão mais quantitativa e não apenas qualitativa. A segunda: é importante prestar atenção em justificar os agentes, as ações, os meios que você está utilizando na proposta de intervenção. A terceira é que você precisa demonstrar com mais clareza a relação entre o seu repertório e as ideias que você está defendendo”.

Outro ponto polêmico entre os alunos – e que sempre é motivo de temor – é o tema da redação. O professor Adriano lembra que o mais importante para esse momento é que o aluno acompanhe as notícias do cotidiano e fique sempre antenado às notícias que mais repercutem na mídia. O educador arrisca alguns temas que podem cair no Enem deste ano.

“Há alguns temas em que é preciso ter atenção para o Enem desse ano, porque eles tiveram em discussão na mídia. O primeiro é a utilização de animais em rituais sagrados. O segundo é a questão do patrimônio histórico e como tem sido degradado e, por fim, um tema que tem todo mundo apostando por conta das publicações que o Inep vem fazendo no Twitter, que é o preconceito linguístico. Acho que esse último tema não deve cair porque ele vem sendo muito debatido e é mais ou menos esperado”.

Por último, mas não menos importante, o professor Adriano lembra que os candidatos devem ficar atentos ao horário de início da prova. Neste ano, o primeiro final de semana da prova, que será feita no sábado, dia 4 de novembro, coincide também com o começo do horário de verão no Brasil. Isso significa que o Enem vai ser aplicado em horários diferentes pelo país, apesar de todas as aplicações respeitarem o horário oficial de Brasília. Assim sendo, pelo horário da capital, os portões serão abertos ao meio-dia e fechados a uma hora da tarde. A prova começa às 13h30 e a aplicação do Exame se encerra à sete da noite.