Procon alerta estudantes para os seus direitos na volta às aulas

Apesar de ser uma prática proibida pelo Artigo 6º da Lei 9.870/99, algumas instituições de ensino se negam a fornecer os documentos

Procon alerta estudantes para os seus direitos na volta às aulas Procon alerta estudantes para os seus direitos na volta às aulas Procon alerta estudantes para os seus direitos na volta às aulas Procon alerta estudantes para os seus direitos na volta às aulas

Apesar de ser uma prática proibida pelo Artigo 6º da Lei 9.870/99, algumas instituições de ensino se negam a fornecer os documentos necessários à transferência de alunos em decorrência da sua inadimplência. Para isso, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor/Bahia (Procon/BA), órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) orienta os estudantes sobre como proceder.

Além de não poder reter documentos necessários para a transferência do aluno, as instituições não têm o direito de impedir seu acesso à sala de aula ou à realização de provas e avaliações. Caso alguma instituição adote essa conduta, o estudante deve, primeiramente, tentar resolvê-la diretamente com a direção do estabelecimento. Se não conseguir, ele deve ir a um dos postos do Procon/BA para apresentar uma reclamação e também buscar o Poder Judiciário, através dos juizados especiais de defesa do consumidor, para requerer, liminarmente, o recebimento dos documentos necessários para sua transferência.

É importante lembrar que a Lei 9.870/99 não nega o direito das instituições privadas de cobrar e receber as mensalidades. Ela permite que após 90 dias de atraso a escola entre com ação de execução contra o responsável pelo pagamento das mensalidades e, ao final do período letivo, não renove a matrícula. Mas proíbe a aplicação de sanções pedagógicas ou a retenção dos documentos de transferência, por serem considerados meios de cobrança abusivos, constrangedores ou vexatórios. Caso o aluno pretenda renovar a matrícula na mesma instituição, ele deve buscar algum tipo de negociação de pagamento da dívida.

As informações são da Agecom