Feira de Santana

Pais reclamam de falta de aulas e outros problemas na rede municipal de Feira de Santana

A ausência de aulas regulares, principalmente no primeiro semestre, tem sido motivo de reclamações por parte da comunidade escolar.

Escola Municipal
Foto: ACM/Secom

O secretário municipal de Educação de Feira de Santana, Pablo Roberto, reconheceu os problemas enfrentados por pais e alunos no início do ano letivo de 2025. A ausência de aulas regulares, principalmente no primeiro semestre, tem sido motivo de reclamações por parte da comunidade escolar.

De acordo com o secretário, ainda há escolas que enfrentam dificuldades devido à escassez de professores, apesar dos esforços da gestão municipal. “Convocamos 300 professores aprovados no último concurso, um fato inédito na rede. No entanto, ainda tínhamos uma demanda de 247 docentes. Já suprimos 90% dessa carência, e o restante deve ser chamado na próxima semana”, afirmou.

Secretário Pablo Roberto
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Outro ponto crítico apontado pelo secretário, é a falta de cuidadores para alunos com deficiência. Segundo Pablo Roberto, aproximadamente 4.200 estudantes da rede municipal estão matriculados com algum tipo de deficiência, e cerca de 80% deles têm enfrentado dificuldades por falta de assistência. “Essa situação se arrasta desde o ano passado. Publicaremos ainda esta semana o edital para contratar 500 cuidadores, com previsão de atuação imediata nas unidades escolares”, garantiu.

Além das dificuldades com o quadro de pessoal, há atrasos na entrega de fardamento, material didático, carteiras escolares e mochilas. Pablo justificou a situação alegando que nenhuma licitação foi realizada pela gestão anterior em 2024. “Tivemos que iniciar todos os processos do zero. A licitação do material didático está na fase final de contrato; o fardamento já teve licitação concluída, e as amostras estão começando a ser entregues. Já a das mochilas foi suspensa por conta de recurso judicial”, explicou ao Acorda Cidade.

Questionado sobre medidas para compensar os prejuízos pedagógicos dos alunos, o secretário afirmou que todas as unidades que enfrentaram paralisações estão sendo acompanhadas pela Diretoria de Ensino. “Estamos elaborando calendários de reposição de aulas para apresentação ao Conselho Municipal de Educação”, disse.

Por fim, Pablo Roberto reafirmou o compromisso de garantir a qualidade do ano letivo. “Apesar das dificuldades, estamos reestruturando a rede com reformas, contratações e aquisição de equipamentos. Nossa meta é antecipar todas as licitações no segundo semestre para garantir um início de ano letivo mais organizado em 2026”, concluiu.

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.