PRF encontra provas do Enade em caminhonete no Sul do Rio

As caixas estavam dentro de uma caminhonete modelo F250 e seriam transportadas de São Paulo para Muriaé, em Minas Gerais, por dois homens.

PRF encontra provas do Enade em caminhonete no Sul do Rio PRF encontra provas do Enade em caminhonete no Sul do Rio PRF encontra provas do Enade em caminhonete no Sul do Rio PRF encontra provas do Enade em caminhonete no Sul do Rio

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontraram nesta terça-feira (20) em Três Rios, no Sul Fluminense, 52 caixas com provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O exame será aplicado no dia 8 de novembro.

As caixas estavam dentro de uma caminhonete modelo F250, e estavam sendo transportadas de São Paulo para Muriaé, em Minas Gerais, por dois homens.

De acordo com o posto da PRF de Três Rios, o material estava sendo transportado sem lacre de segurança. A nota fiscal não confere com o conteúdo das caixas –  a nota diz que seriam folhas de respostas, mas, segundo a polícia, são cadernos de provas de diversas áreas como direito, comunicação e turismo.

A PRF ainda informou que, após contato com o Ministério Público de Petrópolis, a orientação foi fazer o registro em termo, fotografar e catalogar todo o material encontrado para ser averiguado pelo MP junto ao Ministério da Educação.
Ainda de acordo com a PRF, as provas encontradas não foram apreendidas, e serão transportadas para Muriaé assim que forem liberadas pelo MP.

MEC

O Ministério da Educação (MEC) desmentiu as informações da Polícia Rodoviária Federal. Segundo a assessoria de imprensa da pasta, os dois homens que faziam o transporte das provas são funcionários contratados pelo consórcio Consuplan, responsável pela aplicação do Enade. Além disso, apenas cinco caixas estavam no veículo.

Segundo o MEC, os lacres das caixas devem ter sido rompidos pelos policiais, que queriam averiguar o que havia no seu interior. Em seguida, foram até o local outros funcionários do consórcio, que relacraram as caixas.

A assessoria negou que houvesse diferença entre o que consta na nota fiscal e o material transportado. "Nas notas ficais só devem aparecer material gráfico, sem especificar se é cartão de resposta ou prova", afirmou ao G1 Nunzio Briguglio Filho, assessor de imprensa do MEC.

"Não houve nenhuma violação de segurança. Os procedimentos todos foram respeitados e a data da prova está mantida", disse.