Educação
Presidente da APLB estadual participa de debate com professores em Feira de Santana
Mais de 350 professores participaram do debate.
Daniela Cardoso
O presidente da APLB estadual, Ruy Oliveira, esteve ontem (15) em Feira de Santana para participar de um debate com os professores da rede estadual de ensino do município, onde falou sobre as conquistas da categoria, incluindo a redução de carga horária de 28 para 26 horas. Mais de 350 professores participaram do debate.
“Garantimos a redução da carga horária, que é um fato inédito no Brasil. Temos uma conquista também inédita que é o readaptado (professores que deixaram a sala de aula para assumir cargos na secretaria), uma luta de mais de 25 anos e que agora está garantido na Assembleia Legislativa, e a campanha salarial de 2014 que vamos discutir com o governo”, enumerou.
Outra conquista ressaltada por Ruy Oliveira, é a vitória através da justiça da URV e também da licença pecúnia, que está na Assembleia Legislativa e deve ser votada em breve.
Sobre o enquadramento, um dos itens que gerou mais dúvidas, o presidente estadual da APLB disse que tinham algumas informações desajustadas, mas que pediu que alguns companheiros separassem a lista de quem pediu enquadramento para que todos possam ser encaminhados e os benefícios sair no mês de agosto.
“Todos que deram entrada no enquadramento, que não estejam em cargo de confiança e que estejam em efetivo no registro de classe, têm direito”, explicou.
O presidente da APLB-Feira, Germano Barreto, considerou o debate excelente. “As perguntas dos professores foram todas muito boas, de maneira respeitosa, não houve levante de voz. Todos desnudaram as suas dúvidas referentes a diversos assuntos”, afirmou.
Paralisação
A próxima paralisação de professores da rede estadual está marcada para o próximo dia 30. “A paralisação foi convocada pelas centrais sindicais em todo o Brasil contra o fator previdenciário, 10% do PIB para educação e mais investimentos para o desenvolvimento”, explicou.
Tablets
Sobre os tablets que serão entregues pelo governo estadual, Ruy Oliveira disse que participou de uma reunião com o governador Jaques Wagner e que teve a garantia de que a partir de agosto os aparelhos começarão a ser entregues para todos os professores.
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Assuntos