
A Secretaria de Educação de Feira de Santana (Seduc) realizou nesta segunda-feira (3) a abertura oficial da 1ª edição da Copa EDU. O projeto, que incentiva a prática esportiva, deve reunir cerca de 2 mil estudantes da rede pública municipal. O lançamento ocorreu no Ginásio da Escola Castro Alves.
A Copa reunirá alunos de 11 a 16 anos em competições de futsal, basquete e baleado, entre os dias 4 e 13 de novembro, em diversos espaços esportivos da cidade. Ao Acorda Cidade, o vice-prefeito de Feira de Santana, Pablo Roberto (PSDB), que ocupa também o cargo de secretário de Educação, revelou que o evento é uma preparação para as Olimpíadas Estudantis do próximo ano.

“Esse momento é o momento em que o Brasil inteiro discute medidas que façam com que a escola seja uma escola atrativa, que o aluno vá para casa e tenha vontade de voltar no outro dia. E com isso, nós poderemos certamente combater a evasão escolar, que é um grande problema aqui na Bahia e no Brasil. A Copa EDU surge com esse objetivo de interagir e integrar os alunos da rede municipal”, disse Pablo.
Treinamento
O secretário afirmou que, nesta edição, aproximadamente 25 escolas participarão das competições nas modalidades esportivas. Os premiados nas categorias irão ganhar medalhas e o reconhecimento do desempenho durante a competição. Pablo também considera que a Copa EDU é um projeto piloto para a realização das Olimpíadas Estudantis do ano de 2026, que ocorrerá de março a dezembro.
“Eu estou muito feliz com a integração, a forma como os alunos participaram, interagindo com muita disciplina, os professores envolvidos, diretores. Então, é um dia muito feliz para a educação aqui em Feira de Santana. Nós começamos a trabalhar no início de junho com a organização das Olimpíadas Estudantis do ano de 2026, um evento muito grande que envolve quase 60 mil alunos de todas as escolas municipais”, concluiu o secretário.

Trabalho em equipe
Quem participou do lançamento da Copa EDU foi Cristiano Lobo, secretário de Cultura, Esporte e Lazer do município de Feira de Santana. Ao Acorda Cidade, o gestor reforçou o papel de integração e cooperação que é desenvolvido entre as pastas do governo José Ronaldo.
“Nós sabemos que o esporte transforma vidas. O esporte tem a capacidade de incluir as pessoas, promove a solidariedade, o respeito mútuo, enfim, a coletividade. E, com certeza, essa programação, muito bem elaborada, muito bem organizada por toda a equipe da Seduc, fará com que o esporte tenha um papel significativo na formação integral dos cidadãos”, disse.

“O governo municipal trabalha muito alinhado. Todos os trabalhos que são realizados não são feitos exclusivamente por uma secretaria. Então, a Seduc está coordenando esse trabalho belíssimo com o apoio de diversas secretarias, a exemplo da de Cultura, Esporte e Lazer, das agendas de esporte. Os equipamentos esportivos estão à disposição”, complementou Cristiano Lobo.
Galeria de fotos do evento
Com informações do repórter Paulo José, do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.
