Foto: Paulo José / Acorda Cidade
Foto: Paulo José / Acorda Cidade

A Secretaria de Educação de Feira de Santana (Seduc) realizou nesta segunda-feira (3) a abertura oficial da 1ª edição da Copa EDU. O projeto, que incentiva a prática esportiva, deve reunir cerca de 2 mil estudantes da rede pública municipal. O lançamento ocorreu no Ginásio da Escola Castro Alves.

A Copa reunirá alunos de 11 a 16 anos em competições de futsal, basquete e baleado, entre os dias 4 e 13 de novembro, em diversos espaços esportivos da cidade. Ao Acorda Cidade, o vice-prefeito de Feira de Santana, Pablo Roberto (PSDB), que ocupa também o cargo de secretário de Educação, revelou que o evento é uma preparação para as Olimpíadas Estudantis do próximo ano.

Pablo Roberto, vice-prefeito de Feira de Santana | Foto: Paulo José / Acorda Cidade

“Esse momento é o momento em que o Brasil inteiro discute medidas que façam com que a escola seja uma escola atrativa, que o aluno vá para casa e tenha vontade de voltar no outro dia. E com isso, nós poderemos certamente combater a evasão escolar, que é um grande problema aqui na Bahia e no Brasil. A Copa EDU surge com esse objetivo de interagir e integrar os alunos da rede municipal”, disse Pablo.

Treinamento

O secretário afirmou que, nesta edição, aproximadamente 25 escolas participarão das competições nas modalidades esportivas. Os premiados nas categorias irão ganhar medalhas e o reconhecimento do desempenho durante a competição. Pablo também considera que a Copa EDU é um projeto piloto para a realização das Olimpíadas Estudantis do ano de 2026, que ocorrerá de março a dezembro.

“Eu estou muito feliz com a integração, a forma como os alunos participaram, interagindo com muita disciplina, os professores envolvidos, diretores. Então, é um dia muito feliz para a educação aqui em Feira de Santana. Nós começamos a trabalhar no início de junho com a organização das Olimpíadas Estudantis do ano de 2026, um evento muito grande que envolve quase 60 mil alunos de todas as escolas municipais”, concluiu o secretário.

Foto: Paulo José / Acorda Cidade

Trabalho em equipe

Quem participou do lançamento da Copa EDU foi Cristiano Lobo, secretário de Cultura, Esporte e Lazer do município de Feira de Santana. Ao Acorda Cidade, o gestor reforçou o papel de integração e cooperação que é desenvolvido entre as pastas do governo José Ronaldo.

“Nós sabemos que o esporte transforma vidas. O esporte tem a capacidade de incluir as pessoas, promove a solidariedade, o respeito mútuo, enfim, a coletividade. E, com certeza, essa programação, muito bem elaborada, muito bem organizada por toda a equipe da Seduc, fará com que o esporte tenha um papel significativo na formação integral dos cidadãos”, disse.

Foto: Paulo José / Acorda Cidade

“O governo municipal trabalha muito alinhado. Todos os trabalhos que são realizados não são feitos exclusivamente por uma secretaria. Então, a Seduc está coordenando esse trabalho belíssimo com o apoio de diversas secretarias, a exemplo da de Cultura, Esporte e Lazer, das agendas de esporte. Os equipamentos esportivos estão à disposição”, complementou Cristiano Lobo.

Galeria de fotos do evento

Com informações do repórter Paulo José, do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.