Educação

Prefeito encaminha plano Municipal de Educação à Câmara

O prefeito Tarcízio Pimenta explica que o Plano Municipal foi elaborado após estudos e reuniões de cunho técnico e coleta de dados

Acorda Cidade

O Plano Municipal de Educação de Feira de Santana e o projeto que contempla ocupantes de Funções Gratificadas em Educação foram remetidos pelo prefeito Tarcízio Pimenta àmara Municipal nesta segunda-feira (29). Ambos os projetos visam valorizar os professores e diretores da rede municipal de ensino.  
O Plano Municipal de Educação foi submetido a apreciação do legislativo na forma do projeto de lei 009/11 e tem o objetivo de estabelecer programa de organização do sistema educacional, embasado na normatização constitucional em vigor visando direcionar o curso da vida educacional da cidade nos próximos dez anos.

O prefeito Tarcízio Pimenta explica que o Plano Municipal foi elaborado após estudos e reuniões de cunho técnico e coleta de dados, realizados entre a Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação, entidades de classe e a comunidade. A proposta do Executivo deverá ser tramitada em regime de urgência.

o Projeto de Lei Complementar 008/11 altera dispositivos da Lei Complementar 001/94. A proposta visa estabelecer uma gratificação para ocupantes de Funções Gratificadas em Educação, de modo a valorizar os dirigentes da rede municipal de ensino, organizando uma nova sistematização da respectiva parcela remuneratória.

Vários avanços foram garantidos para os profissionais da educação nos últimos dois anos, como a mudança de referência de 691 professores. Foram criadas as mudanças de referência G e H para mestrado e doutorado, resultando no reajuste de até 80% sobre o salário. Ainda foi concedido aumento de função e gratificação para diretor e vice-diretor. Em Feira de Santana, o piso estabelecido pela Prefeitura é de R$ 1.207,00; valor acima do estabelecido pelo MEC, de R$ 1.187,00. As informações são da Secom.