Acorda Cidade
Os professores das escolas da rede pública municipal e estadual realizam paralisação de 48 horas, iniciadas nesta terça-feira (25), em toda a Bahia. Mais de 1,2 milhão de estudantes precisam interromper as atividades até quarta-feira (26). Do total, 1,1 milhão é da rede estadual de ensino e 150 mil estudam em escolas municipais, conforme informam as secretarias de educação.
Mobilização
A categoria participa das manifestações da semana do servidor público, cuja data é comemorada no dia 28 deste mês (sexta-feira). Um protesto ocorreu na manhã desta terça-feira (25), em frente ao Shopping Iguatemi, na capital baiana.
Rui Oliveira, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do estado (APLB), explica que a mobilização desta terça marca o dia da “luta em defesa do serviço público” e pelo pagamento da correção salarial chamada Unidade Real de Valor (URV), que está em negociação com os governos estadual e federal.
“As escolas estão totalmente fechadas. Já amanhã vai ser o dia nacional da luta em defesa da educação e pela garantia do PIB [Produto Interno Bruto] para a educação, que vai reunir professores de todos os estados em Brasília”, comenta Rui Oliveira. Ele acrescenta que cerca de 600 professores da rede pública estão saindo de Salvador em 12 ônibus para a capital federal.
A Bahia tem 1.476 escolas administradas pelo estado e 421 pelo município de Salvador, que juntos somam aproximadamente 46 mil professores – 40 servidores vinculados ao estado e seis à capital. As informações são do G1.