Feira de Santana

Pais acionam o MP para impedir reprovação de filhos no conselho de classe

Ao serem atendidos no Ministério Público os nove pais, que representam os 18 alunos reprovados, foram orientado a procurar a defensoria pública.

Acorda Cidade

 
Pais de alunos do 3º ano do Colégio da Polícia Militar Diva Portela, em Feira de Santana tentaram ingressar com uma ação no Ministério Público na tarde desta quinta-feira (13) para impedir a reprovação dos filhos no conselho de classe.
 
A mãe de um dos estudantes, Leila Freitas, informou que alunos reprovados em até duas disciplinas foram para o conselho de classe e mesmo atingindo a média exigida e tendo boa conduta durante o ano letivo não foram aprovados, enquanto um aluno que teve média 1,5 teve aprovação.
 
“A média é sete, mas para passar na recuperação, tem que tirar 3,5. Todos os alunos fizeram convite para a formatura e o major Jader [diretor do colégio] não quer de jeito nenhum voltar atrás”, disse a mãe informando que os pais foram orientados pela Direc (Diretoria Regional de Educação) a procurar o Ministério Público para resolver a situação.
 
Segundo outra mãe, Ângela Oliveira, uma professora ministrou apenas dez minutos de aula, porque tinha que viajar e para não prejudicar os alunos por causa do tempo, aprovou todos os 18 estudantes que estavam em recuperação.
 
“Isso foi passado para a direção e eles disseram que era para ela ter dado aula integral. Major Tai não explicou porque o conselho de classe reprovou os alunos de boa conduta e aprovou os de má conduta. As notas da reavaliação não foram passadas e tivemos prejuízos com as fotos, convites e aluguel das roupas para a formatura”, lamentou.
 
Um dos alunos disse que há professores que acharam injusta a avaliação do conselho e que nenhum dos alunos reprovados é visto pela escola como “bagunceiros”.
 
Defensoria Pública
 
Ao serem atendidos no  Ministério Público os nove pais, que representam os 18 alunos reprovados, foram orientados a procurar a defensoria pública, que por sua vez, vai enviar amanhã (14) ao colégio um mandado de segurança para verificar se irregularidade na reprovação dos estudantes.
 
A reportagem do Acorda Cidade não conseguiu entrar em contato com a direção do colégio para informar os motivos da reprovação dos alunos.
 
Formatura
 
 
Nesta sexta-feira será realizada a solenidade de formatura do 3º anos, no 1º Batalhão da Polícia Militar.  O Colégio da PM em Feira de Santana, foi destaque este ano no  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) alcançado a 4ª colocação na Bahia, no âmbito da rede estadual é a 2ª melhor escola pública. O Ideb é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para medir a qualidade do ensino básico a cada dois anos. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) classificou o CPM/Diva Portela como a melhor escola da cidade.
 
Com informações do repórer Ed Santos do programa Acorda Cidade