Acorda Cidade

Escolas da rede municipal estão promovendo oficinas que possibilitam o estudo da Língua Portuguesa fundamentado na abordagem dos gêneros textuais. O objetivo é preparar e motivar os estudantes do 5º ao 9º ano para participarem da 4ª edição da Olímpiada de Língua Portuguesa: Escrevendo o Futuro.

A professora Elizabete Bastos, técnica responsável pela coordenação da atividade na Secretaria Municipal de Educação, acredita nos resultados positivos do trabalho. “Mais importante que o resultado final é o processo de estudo, planejamento e desenvolvimento das oficinas porque motiva, envolve e estimula o gosto dos alunos pela escrita”, argumenta Elizabete.

A coordenadora também convida os professores responsáveis pelas oficinas em cada escola participante para a reunião do dia 15 de julho, às 14h30min, quando serão dados esclarecimentos e orientações para a conclusão das oficinas.

Depois da adesão da Seduc à Olimpíada, escolas e professores fizeram sua inscrição até o dia 15 de maio; agora é o período de oficinas e confecção dos trabalhos. O prazo para envio dos textos à comissão julgadora se encerra em 15 de agosto. Antes disso, a comissão local irá selecionar os trabalhos mais significativos para a etapa nacional.

Na rede municipal, 28 escolas participam da Olimpíada, abordados os gêneros: poema, crônica e memórias. Os educadores receberam a coleção da Olimpíada, que é um kit com o Caderno do Professor, dez coletâneas de textos de autores reconhecidos para serem lidos e discutidos pelos alunos em grupo e um CD-ROM com recursos multimídia como áudio, vídeos e jogos.

A Olímpiada busca aprimorar a prática didática de professores de Língua Portuguesa da rede pública em todo o Brasil com o objetivo de desenvolver competências de escrita nos alunos e contribuir com a qualidade do ensino.

A etapa final será realizada em Brasília, em dezembro, quando serão anunciados os 20 vencedores nacionais. Os alunos e professores escolhidos receberão medalhas de ouro, um notebook e uma impressora. As escolas nas quais eles estudam serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, além de um projetor, telão e livros. As informações são da Secom.