Olimpíada de Matemática

OBMEP premia 98 alunos em Feira de Santana

Foram premiados com medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa, os alunos que mais se destacaram na Região 02 do estado da Bahia. 23 municípios da região estiveram presentes

Roberta Costa

Olhos brilhantes, sorrisos largos e muita ansiedade. Assim estavam os 98 alunos premiados pelo desempenho naOlimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Foram concedidas medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa, aos alunos que mais se destacaram na Região 02 do estado da Bahia. 23 municípios da região estiveram presentes na solenidade que aconteceu na tarde desta segunda-feira (18), na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

A OBMEP é uma competição de matemática, seguida de programas de aperfeiçoamento para alunos e professores premiados, direcionada aos estudantes das escolas públicas do Ensino Fundamental (6º aoano) e do Ensino Médio.

Composição da mesa – A mesa foi composta pelo Reitor da UEFS, Professor José Carlos Barreto Santana, além da Pró-Reitora de Extensão da UEFS, Professora Maria Helena Rocha Besnosik, o Diretor do Departamento de Ciências Exatas da UEFS, Haroldo Benatti, pela coordenadora Geral da OBMEP, Professora Monica Souza, a Coordenadora Regional BA-02 de Feira de Santana, Professora Arly Carvalho de Oliveira, e a Coordenadora Regional da OBMEP, BA-03 Alagoinhas, Professora Grace Dorea Santos Baqueiro.

Para o Professor José Carlos Barreto “os premiados são os semeadores do processo. As pessoas devem deixar de encarar a matemática como o bicho papão da escola e fortalecer essa área de conhecimento, que é tão importante. É bom ver o entusiasmo dos estudantes que passam por aqui. Um trabalho dessa natureza requer a união de todos e espero vocês como estudantes da UEFS”.

A coordenadora geral da OBMEP frisou que “o objetivo da premiação é reconhecer o mérito dos alunos, a dedicação de todos os envolvidos no processo”. A Bahia é o 3º estado em número de participantes. Estão inscritos para a OBMEP 2011, 3.842 escolas, cerca de 1 milhão e 600 mil alunos.

ReconhecimentoA estudante Vivian Ranyelle Soares de Almeida, 13 anos, do 8ª ano, 7ª série, recebeu a menção honrosa e disse que é uma felicidade muito grande receber o prêmio. “Essa é a primeira vez que participei da Olimpíada e ganhei o prêmio. É uma felicidade para mim e para a minha família. Meus pais estão muito felizes”.

O estudante Leonardo Pereira da Conceição, 17 anos, veio do Colégio Estadual Rômulo Galvão, em Coração de Maria, para receber a premiação. “Eu consegui a medalha de bronze nacional. Para mim, receber esse prêmio é o reconhecimento de todo meu esforço, de anos de estudo. Já tenho muito tempo tentando, ano passado eu fiquei com a menção honrosa, esse ano eu fiquei com o bronze e estou muito feliz”.

Gabriel Fontes Reis, 14 anos, de Euclides da Cunha, ganhou a medalha de ouro. Ele está no 1º ano do ensino médio e se esforçou muito para faturar o primeiro lugar. “Depois da primeira vez que eu ganhei a medalha de bronze, eu percebi que a OBMEP é importante. Então, passei a me dedicar mais, me esforçar”. A solenidade contou com a apresentação musical de Juscelino Rios, que tocou saxofone para os presentes.

Integração familiar – Sandra Valéria, mãe de uma estudante premiada, estava bastante feliz na cerimônia. “É um privilégio, pois a gente luta tanto para o filho ter um bom futuro. Eu incentivo bastante minha filha, ela gosta muito de matemática”. Fernanda Ribeiro Mendonça, 13 anos, aluna do Colégio Militar de Feira de Santana e filha de Sandra, também recebeu menção honrosa e mandou um recado para os seus colegas. “Matemática no começo é sempre um bicho de sete cabeças. Tem que prestar atenção e se dedicar que consegue. Ganhar um prêmio é uma sensação boa. A gente estuda tanto, é bom saber que o esforço valeu a pena. Com informações do Repórter Ed Santos, do Programa Acorda Cidade.