Educação

Negociações avançam entre movimento de ocupação e administração da Uefs

Dentre os avanços alcançados através do diálogo, está a liberação de parte do prédio da Administração Central, desde a manhã de terça-feira (22).

Acorda Cidade

Na noite da última segunda-feira (21), membros da Administração Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) se reuniram com estudantes que ocupam o prédio da Reitoria desde o dia 1º de novembro, para mais uma rodada de negociações. De forma pacífica, as partes firmaram acordos considerados significativos, tanto para a Instituição quanto para o movimento.

Dentre os avanços alcançados através do diálogo, está a liberação de parte do prédio da Administração Central, desde a manhã de terça-feira (22), visando o cumprimento de prazos e o desenvolvimento de atividades consideradas prioritárias. Alguns setores, localizados na ala B do prédio, funcionarão, portanto, em regime especial. O acesso dos veículos destes servidores que estarão em regime especial também foi liberado, pelo portão lateral, mediante apresentação de crachá funcional.

De acordo com a vice-reitora da Uefs, professora Norma Lúcia Fernandes de Almeida, essa última rodada de negociações resultou em avanços importantes. “A retomada do acesso a alguns setores do prédio da Reitoria vai possibilitar o andamento de processos que dependem de prazos, como renovações de contratos, pagamentos de fornecedores e terceirizados, o que garantirá um retorno razoável da rotina administrativa da Administração Central.

De acordo com Luan Lima Batista, membro da comissão de comunicação do movimento Ocupa Uefs, o acordo assegurou o encaminhamento de reivindicações consideradas salutares para os estudantes.

Em relação ao controle do acesso ao Campus, Luan Batista disse que a medida visa garantir a segurança dos estudantes que participam da ocupação. Ele disse ainda que a intenção do movimento é negociar em prol de avanços para ambas as partes. “Estamos mantendo um diálogo permanente e tranqüilo com a administração da Uefs, porque não temos o intuito de prejudicar a Universidade. Nos próximos três dias de convivência com os funcionários, vamos reavaliar essa liberação e discutir a necessidade de ampliar ainda mais o acesso ao prédio da reitoria”.

Na próxima quinta-feira (24), os estudantes se reunirão com o subsecretário de Educação do Estado, Nildon Pitombo, encontro agendado por intermédio da reitoria da Uefs.  A ocupação na Uefs iniciou no dia 1º de novembro.

Leia também:

MP recomenda desocupação de alunos e retorno das aulas na Uefs

Administração da Uefs começa a ser prejudicada com ocupação e reitoria pede acesso parcial

Estudantes ocupam campus da Uefs contra medidas do governo para a educação