Acorda Cidade
Traduzir os conteúdos de segurança alimentar para as práticas cotidianas dos moradores da região de Feira de Santana. Esse é o objetivo do minicurso "Boas práticas de manipulação de alimentos para merendeiras", que está sendo realizado no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) desde o dia 13 de junho.
Fruto de uma parceria entre o Departamento de Tecnologia (DTEC), Colegiado de Engenharia de Alimentos da Uefs e a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, o curso é direcionados às merendeiras que atuam nas escolas municipais da cidade e conta com aulas teóricas, sobre manipulação de alimentos, e práticas, a partir da preparação de cardápio utilizando as matérias-primas fornecidas para a merenda escolar.
A atividade faz parte do projeto "Observatório de Segurança Alimentar em Feira de Santana", coordenado pela professora doutora Elisa Teshima. Segundo ela, "é preciso desenvolver habilidades e construir conhecimentos que capacitem as pessoas a escolher seus alimentos, processá-los e armazená-los corretamente". Para tanto, salienta, "é necessário investir em estratégias educacionais".
O minicurso prossegue até a próxima sexta-feira (17), no Pavilhão de Aulas Teóricas 33 e no Labotec II, ambos situados no Módulo III do Campus Universitário.