Daniela Cardoso
 
As matrículas da rede municipal de ensino se iniciaram nesta segunda-feira (13) e seguem até o próximo sábado (18). Segundo a secretária municipal de Educação, Jayana Ribeiro, os pais interessados devem procurar as unidades escolares no próprio bairro. Ela assegurou que todas as escolas estão aptas a efetivaram as matrículas.
 
“Todas as escolas estão preparadas para esse atendimento e nossa expectativa é que a matrícula dure uma semana. Se chegar dia 18 e percebemos que ainda tem vaga e que o prazo pode ser estendido, iremos aumentar para mais uma semana. Nenhuma criança deve ficar fora da escola e vamos disponibilizar vagas para todos”, garantiu.
 
Os documentos necessários para a efetivação da matrícula são duas fotos 3×4, certidão de nascimento ou identidade do aluno, histórico escolar ou atestado de conclusão da série. Aqueles que têm Bolsa Família precisam apresentar o cartão do benefício, além do CPF e identidade do responsável ou dos pais.
 
Jayana Ribeiro ressaltou que os alunos que já estudam na rede municipal não precisam ir até uma escola para efetivar a matrícula. Ela explicou que a matrícula, nesse caso, é feita automaticamente. “Apenas os alunos que não são da rede municipal e estão querendo uma vaga, precisam comparecer às escolas”, destacou.
 
A secretária ainda falou sobre o número elevado de alunos em algumas localidades da cidade. Ela afirmou que para atender a demanda, o prefeito José Ronaldo de Carvalho lançou um pacote de obras, onde várias escolas estão sendo construídas em locais estratégicos. “Fechamos 2013 com um número de 48 mil alunos e esse ano deve ter, em média, 2 mil alunos novos”, informou.
 
Início das aulas
 
As aulas na rede municipal de ensino estão previstas para serem iniciadas no mês de fevereiro. Segundo a secretária Jayana, este ano haverá um calendário específico, devido à realização da Copa do Mundo no Brasil. “Nos meses de junho e julho, em dias de jogos do Brasil, não haverá aula. A reposição será feita em sábados letivos”, explicou. 
 
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade