Educação
Matrícula da rede estadual começa terça-feira, dia 19
Tanto pela Internet como presencial, o horário de atendimento será das 8h às 20h, sem intervalos.
Acorda Cidade
Começa terça-feira (19/02) a matrícula 2013 na rede estadual de educação da Bahia, que poderá ser realizada presencialmente em qualquer unidade escolar do estado (independentemente daquela que o estudante deseja estudar) ou on-line clicando aqui. Podem fazer a matrícula pela Internet os estudantes que já são da rede estadual e os alunos oriundos da rede municipal de Salvador e, este ano, pela primeira vez, também os estudantes da rede municipal de Feira de Santana. Tanto pela Internet como presencial, o horário de atendimento será das 8h às 20h, sem intervalos.
De 19 a 22 de fevereiro acontece a matrícula para alunos da rede pública (tanto estadual, como municipal) e entre os dias 25 a 28 ocorre a matrícula para estudantes oriundos da rede privada e de outros estados.
Para quem deseja fazer um curso de educação profissional (técnico de nível médio ou qualificação nível fundamental) na rede estadual de Educação, as matrículas serão realizadas no mesmo período. Assim, dia 19 a 22, os alunos oriundos das redes municipais e estadual poderão optar pela modalidade integrada ao ensino médio. Apenas para os contemplados no sorteio eletrônico da Educação Profissional, a confirmação de matrícula ocorre nos dias 26 e 27 de fevereiro, obedecendo à ordem de classificação.
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está disponibilizando um canal para atendimento eletrônico aos estudantes e familiares no período da matrícula, por meio do telefone 0800-285-8000.
“A expectativa é que a matrícula transcorra com tranquilidade, resultado de um planejamento feito com antecedência junto às escolas”, afirma o Secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, ressaltando que “a rede estadual está preparada e tem capacidade para receber todos os alunos que nos procurarem”. Segundo ele, todo o processo de matrícula será operado pelo Sistema de Gestão Escolar (SGE), ferramenta gerencial que permite a agilidade na matrícula tanto nas escolas como pela Internet.
O Secretário destaca que cerca de 700 mil estudantes da rede estadual que vão continuar na mesma escola já tiveram suas matrículas efetivadas pela Secretaria da Educação do Estado. Aqueles que não realizaram a renovação em suas escolas deverão seguir o calendário regular de matrícula.
Documentação para a matrícula – No ato da matrícula, os estudantes e seus familiares devem apresentar os seguintes documentos: original do histórico escolar ou atestado de escolaridade, original e cópia da Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade, do CPF (obrigatório para o curso Técnico de Nível Médio), do comprovante de residência.
Assuntos