Educação

Mais de 860 mil alunos participam da 2ª fase da olimpíada de matemática

O resultado final será divulgado no dia 26 de novembro. Participaram da prova alunos do 7º e 8º anos do ensino fundamental e de qualquer série do nível médio de todo o país.

 

Acorda Cidade
 
Mais de 860 mil estudantes de educação básica em todo o país participaram na tarde de sábado (11) da segunda fase da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 8.474 centros de aplicação de testes foram distribuídos em 5.397 municípios brasileiros.
 
A prova foi feita por alunos do 7º e 8º anos do ensino fundamental e estudantes de qualquer série do nível médio. As provas tiveram têm duração de três horas com questões dissertativas (de seis a oito). Ao entregar a prova ao fiscal da sala, o estudante precisou apresentar  os cálculos que fez e o raciocínio usado para solucionar as questões. O resultado final será divulgado no dia 26 de novembro.
 
A Olimpíada Brasileira de Matemática funciona como um projeto de estímulo ao estudo da disciplina. Além de oferecer estágios aos professores premiados, o MEC proporciona a participação de alunos com melhor desempenho no Programa de Iniciação Científica Júnior, com bolsa de estudos integral oferecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Durante a primeira etapa da competição, foram feitas 19,6 milhões de inscrições de alunos de 44,7 mil escolas dos 26 estados e do Distrito Federal. Com informações da Agência Brasil.