Acorda Cidade
Vestibular
Mais de 4 mil estudantes faltaram ao primeiro dia de provas da UEFS
Para reverter o quadro, a Uefs poderá alterar a data do vestibular de inÃcio de ano para dezembro
A organização do vestibular da Uefs reconheceu que foi alta a abstenção neste primeiro dia de provas, de 29,8%, o que equivale a 4.320 faltosos do total de 14.475 inscritos. Mas, o pró-reitor de Ensino de Graduação, Rubens Alves Pereira, chama a atenção para alguns fatores que influenciaram as faltas.
Conforme Rubens Alves, a Uefs aplica as provas do vestibular depois das três universidades estaduais da Bahia, inclusive após a divulgação de resultados. Por sua vez, salienta, a Ufba já divulgou o resultado da primeira e está com a segunda etapa em andamento. Além disso, já foi divulgado o resultado e feita a matrícula do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), “o que influencia na decisão do candidato que já tem garantida uma vaga em outra instituição”, disse.
Para reverter o quadro, a Uefs poderá alterar a data do vestibular de início de ano para dezembro. A medida chegou a ser cogitada para este processo seletivo, mas não foi praticada devido ao atraso no calendário escolar da rede estadual de ensino, provocado pela greve dos professores, em 2012.
Neste domingo, foram aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e Redação; nesta segunda-feira será a vez das provas de História, Geografia e Matemática; na terça-feira (29), ultimo dia, os candidatos serão submetidos às provas de Física, Química e Biologia.
Assuntos