Daniela Cardoso e Ney Silva

Após a denúncia de que em uma empresa de reciclagem de papéis existem livros do Sistema Nacional de Livros Didáticos, a diretora da Direc 02, Nívea Maria Oliveira, diz que o material não é de responsabilidade da instituição.

Nívea afirmou que está surpresa com a denúncia e que existe um procedimento junto à secretaria de Educação do Estado, que determina que para haver o descarte de livros e de outros materiais que se encontram nas unidades escolares, é necessário a avaliação de uma comissão, que faz parte o colegiado.

“Estou aqui com um formulário, que a secretaria tem o maior cuidado de enviar todos os anos, ter reunião com o corpo técnico que faz parte do descarte de livro, pois os livros têm a validade de três anos. Os alunos que têm interesse de levar esses livros, levam pra casa. Para que exista o descarte, tem que ter um procedimento. Ele não pode ir para a reciclagem sem uma análise”, afirmou.

Os livros citados pela denúncia não poderiam ser descartados de forma alguma, já que ainda não estavam vencidos, segundo destacou a diretora. “A validade ainda é para 2015, mas já fiz uma avaliação e todas as unidades me afirmaram que não houve nenhum descarte de livro”, disse, acrescentando que as escolas recebem os livros através dos Correios.