Acorda Cidade
A procura por cursos de licenciatura a distância não para de crescer. É isso que aponta o Censo da Educação Superior de 2015. Essa modalidade de ensino cresceu 5,04% em 2015 em relação a 2014. Por outro lado, as licenciaturas presenciais estão registrando quedas desde 2013.
Mercado de trabalho
No Brasil, ainda há uma carência grande de professores tanto na rede pública quanto na privada. O aumento da população mais jovem nos últimos anos tem feito com que mais escolas sejam abertas e mais professores sejam contratados para suprir essa demanda. E, como a aprendizagem é maior em ambientes com menos alunos por sala, no futuro, a tendência é que mais salas sejam disponibilizadas e, consequentemente, as instituições tenham mais educadores.
Além das salas de aula, os profissionais graduados em licenciatura também podem se tornar pesquisadores da área de ensino e prestar consultoria para projetos educacionais. Em todo caso, a educação é o principal foco de quem segue essa carreira. Há diversas opções de especializações na licenciatura, como matemática, português, história, geografia e biologia.
Ensino a distância
O ensino a distância tem várias vantagens em relação ao presencial, como o custo-benefício e a flexibilidade. Nesse tipo de curso, o aluno é quem determina quando e onde vai estudar, o que permite escolher o momento adequado e tirar todo o proveito disso. Há cursos com mensalidade a partir de R$ 150, perfeito para quem quer se especializar, mas não pode desembolsar um alto valor. Além disso, os cursos a distância têm a mesma validade dos presenciais, isto é, o estudante conta com todo o suporte e reconhecimento da instituição somados às vantagens da educação online.
Onde estudar
Existem instituições em todo o país que oferecem cursos de licenciatura a distância, como a Unopar no Paraná e a FMU em São Paulo. Todas contam com um campus de apoio, onde são realizadas as provas e o atendimento aos alunos.