Crianças lendo na biblioteca do Instituto Pró-Saber SP
Crianças lendo na biblioteca do Instituto Pró-Saber SP | Foto: Nego Júnior

A infância é uma fase decisiva para despertar o gosto pelos livros, e a leitura em voz alta, feita por pais, responsáveis ou educadores, pode ser uma poderosa aliada nesse processo. Mais do que um momento de afeto e conexão, esse hábito contribui para o desenvolvimento da linguagem, melhora a pronúncia, estimula a memória e fortalece a compreensão de texto desde cedo.

De acordo com Ricardo Paschoalato, especialista em educação na rede Kumon e pós-graduado em Psicopedagogia e Tecnologias na Aprendizagem, ler em voz alta é um exercício completo para o cérebro infantil. “Quando a criança lê em voz alta, ela precisa decodificar as palavras, entender o significado e expressar o conteúdo de forma compreensível, tudo ao mesmo tempo. Isso exige atenção, concentração e raciocínio lógico, habilidades essenciais para o aprendizado”, explica.

A presença dos pais nesse momento potencializa ainda mais os resultados. “A leitura em voz alta feita pelos pais contribui para o processo de alfabetização e mostra à criança que ler pode ser prazeroso. O aprendizado acontece de forma leve e envolvente, e a atenção recebida reforça o interesse e o vínculo familiar”, destaca o especialista.

Ricardo também reforça a importância da constância e da interação durante a atividade. “Escolham juntos a história, façam vozes diferentes, conversem sobre o que acontece. Essa troca vai muito além das palavras: ela estimula o cérebro, fortalece vínculos e cria referências para um futuro leitor confiante”.

Além de favorecer o desenvolvimento linguístico, o hábito de ler em voz alta colabora para a autoconfiança e expressão oral das crianças. “Crianças que praticam a leitura em voz alta tendem a se comunicar melhor e a se posicionar com mais segurança na sala de aula”, conclui o educador.

O incentivo à leitura em voz alta é fundamental no método Kumon, sendo estimulado desde os primeiros anos, antes mesmo da alfabetização. Ao compartilhar diferentes tipos de textos e histórias, a criança amplia o vocabulário, desenvolve a compreensão e a criatividade, e aprende a perceber a leitura como uma atividade prazerosa, fortalecendo tanto o aprendizado quanto o vínculo com os pais.

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