Saúde

Isas implanta projeto Lá no quintal tem, o sitio do tio Eduardo no CMEI

Com dois meses para a implantação, o projeto é o primeiro a ser entregue pelo ISAS à comunidade educacional.

Leitura: 3 Minutos
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Instituto de Saúde e Ação Social (ISAS) entregou, nesta segunda-feira (6) à tarde, aos professores e estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil Eduardo Miranda (CMEI) um espaço que vai atender o projeto Lá no Quintal Tem, o Sitio do Tio Eduardo. Serão desenvolvidas atividades de Piscicultura, Aquaponia, Hidropônica, Horto Convencional, Horto Vertical e Galinheiro, com o objetivo de proporcionar alimentação saudável para as crianças (de dois a seis), e educação ambiental. A filosofia é fazer nascer um quintal encantado.

Com o lema “Aqui a natureza ensina e faz um bem danado”, as próprias crianças, acompanhados dos professores, vão cuidar do projeto. A ideia é gerar alimentação para as crianças e ração dos ovos para as próprias galinhas. Com dois meses para a implantação, o projeto é o primeiro a ser entregue pelo ISAS à comunidade educacional. Há ainda outros em andamento, que deverão ser potencializados em outros centros educacionais ainda esse ano.

Foto: Divulgação

De acordo com o presidente do ISAS, Radival Galiano, os investimentos para viabilizar o projeto foram custeados pela entidade, sem ônus para o Centro Educacional. “O ISAS tem o prazer de participar dessas atividades que beneficia a população através dos centros educacionais”, disse, durante a inauguração do espaço, lembrando que as ações são coordenadas pela engenheira agrônoma e mestranda em Ciências Ambientais Maria Clara, que faz o acompanhamento técnico com a equipe do ISAS junto aos professores e alunos no centro educacional.

Foto: Divulgação

Já a vice-diretora do Centro Municipal de Educação Infantil, Nilmara Almeida, informa que 249 crianças na faixa etária entre dois e seis anos vão usufruir desse espaço, colhendo os produtos, manuseando os espaços de piscicultura, aquaponia, hidroponia, horto e galinheiro. Caberá ao G-5, que reúne as crianças maiores, molhar, irrigar e manipulação as plantas, bem como cuidar dos animais mantidos no galinheiro. Tudo com o devido acompanhamento dos professores.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram