Educação

Instituto Federal de Educação vai ampliar oferta de vagas em Feira de Santana

O instituto é considerado para a região de Feira de Santana e todo o território do Portal do Sertão uma escola de formação profissional que atende às expectativas da comunidade.

Rachel Pinto

Instalado há quatro anos em Feira de Santana o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (Ifba), vai ampliar sua oferta de vagas em 2017. Atualmente são cerca de 900 estudantes nos três turnos e a previsão para o próximo ano é ampliar para 1.300 vagas.

O diretor da instituição Raigenes Fiuza garante que os cursos oferecidos são de boa qualidade. De acordo com ele, o Ifba apresenta um ensino referenciado que forma o cidadão na área profissional e forma seres humanos com habilidade técnica. Os cursos são disponibilizados em duas modalidades e em diversas áreas.

“Os cursos oferecidos são para estudantes que concluíram o ensino básico, concluíram o nono ano. O curso profissionalizante na modalidade integrada é feito junto com o ensino médio , que dura quatro anos. Além disso, há o curso subsequente com formação em dois anos para pessaos que concluíram o ensino médio. O Ifba forma nas áreas de informática, edificações, e eletrotécnica . A partir de 2017 nós teremos um curso superior na área de informática e em 2018 um curso na área de engenharia”, contou.

O diretor destacou também sobre a qualidade da estrutura do instituto que é considerado para a região de Feira de Santana e todo o território do Portal do Sertão uma escola de formação profissional que atende às expectativas da comunidade.

“Nossa estrutura física é muito boa. Temos laboratório de física, química, biologia, matemática eletrotécnica, edificações e desenho. Temos ateliê de artes, auditório, uma quadra poliesportiva e no mês de abril serão inauguradas oito salas de aula, mais um laboratório e uma biblioteca que é três vezes maior que a biblioteca do prédio atual”, afirmou.

O estudante João Jorge de Souza Freitas, aluno do Ifba disse que a instituição proporciona a oportunidade de pesquisa, extensão e ensino de qualidade gratuito. Para ele, esse é o diferencial do campus que proporciona também uma integração com outras instituições de ensino.

“Estudar no Ifba é uma oportunidade muito boa. Aqui temos uma tríade de pesquisa, extensão e ensino de qualidade da rede federal gratuita. Temos professores de boa qualidade e uma boa organização física do próprio campus também. Além do próprio ensino de pesquisa, o diferencial é que podemos estar em contato inclusive com outras instituições como universidades e participarmos de congressos e outra atividades além da sala de aula", explicou.

O estudante ressaltou ainda que os cursos técnicos profissionalizantes permitem a qualificação profissional e preparam os jovens para o mercado de trabalho.

Gabriele Alves, aluna do curso de edificações também confirmou sobre a excelência de ensino do Ifba. Para ela, é uma oportunidade ímpar para os jovens. “É uma oportunidade imensa porque permite termos um ensino de qualidade de verdade e em uma instituição pública", disse.

Com informações e fotos do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.