Acorda Cidade

Aumentar a eficácia da aprendizagem proporcionada pelos cursos aos seus alunos, por meio de uma formação integral que os prepare para a vida, ou seja, que os capacitem a dar respostas aos problemas que a vida lhes apresenta, nas dimensões profissional, pessoal e social.

É com este objetivo que a Rede de Ensino FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências e Faculdade da Cidade) iniciou, na sexta-feira (14), a implantação do Projeto de Inovação Tecnológica Acadêmica, com a realização da 1ª Oficina dos Cursos da Área de Saúde centrada na temática Currículos por Competências: Diretrizes, Objetivos e Estruturação.

O encontro, que reúne 80 participantes, entre coordenadores e docentes das cinco unidades presenciais da Rede FTC, acontece no Grand Hotel Stella Maris, em Salvador e conta com a mediação da professora doutora Letícia Sampaio Suñé, integrante do Núcleo de Qualidade Acadêmica da Rede de Ensino FTC. O evento é parte das estratégias institucionais pela permanente busca da excelência em qualidade de ensino.


Segundo Letícia Suñé, a implantação do Currículo por Competências abrange desde o redesenho curricular até o processo de ensino, aprendizagem e avaliação na sala de aula. Ela ressalta que a interdisciplinaridade, um dos pilares do marco conceitual da Rede FTC, passa a ser resgatada neste projeto, que tem como essência a integração de saberes e o consequente desenvolvimento do pensamento complexo.

“A Educação baseada em Competências é uma tendência mundial e vem sendo implantada em grandes universidades de outros continentes, notadamente da Europa e da América. É um projeto piloto que estamos desenvolvendo com base no que já é aplicado em grandes universidades mundiais. Inicialmente estamos focados nos cursos das áreas de saúde, mas assim que o projeto estiver em pleno funcionamento, iremos expandir para todos os cursos oferecidos pela Instituição”, explicou Letícia.

Para o diretor de Operações da Rede FTC, professor Cristiano Lôbo, com esta iniciativa a Instituição resgata os princípios do seu projeto pedagógico. “A partir da implantação do projeto, a interdisciplinaridade passa a ter uma importância significativa, pela necessidade de trabalharmos os currículos por competências, em vez de centrarmos apenas no conteúdo”, pontuou Lôbo.