Vestibular

IFBA abre inscrições para processo seletivo 2011 com ampliação de vagas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abriu as inscrições para o processo seletivo 2011. São oferecidas 5.422 vagas gratuitas para 15 cursos superiores e 22 cursos técnicos, em dez campi e quatro núcleos avançados no estado da Bahia.

IFBA abre inscrições para processo seletivo 2011 com ampliação de vagas IFBA abre inscrições para processo seletivo 2011 com ampliação de vagas IFBA abre inscrições para processo seletivo 2011 com ampliação de vagas IFBA abre inscrições para processo seletivo 2011 com ampliação de vagas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abriu as inscrições para o processo seletivo 2011. São oferecidas 5.422 vagas gratuitas para 15 cursos superiores e 22 cursos técnicos, em dez campi  e quatro núcleos avançados no estado da Bahia. As novidades dessa seleção são o acréscimo no número de vagas, a ampliação de cursos e vagas nas cidades e lançamento de novos cursos superiores.

Além dos novos cursos técnicos, o IFBA está lançando os superiores de Engenharia Ambiental, Sistemas de Informação e licenciaturas em Química, Informática, Geografia e graduação tecnológica em Eletromecânica. As vagas estão nos campi de Salvador, Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Amaro, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista, e para os núcleos avançados de Brumado, Dias D'Ávila, Euclides da Cunha e Juazeiro.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no portal da seleção, com taxa no valor de R$ 30 (cursos técnicos) e R$ 55 (cursos superiores). Os candidatos que frequentaram colégios públicos durante toda a vida escolar têm direito à isenção parcial de taxa, passando a pagar apenas 10% do valor de inscrição.

A prova acontece no dia 28 de novembro, e consta de exame de questões objetivas e uma redação.

Cotas – O IFBA conta com sistema de cotas sociais na seleção, que é voltado para candidatos que estudaram em escolas públicas, com critérios étnicos. As vagas são divididas entre afrodescendentes, indígenas e outras etnias. Nas cidades de Eunápolis e Porto Seguro – áreas com grande concentração de indígenas -, a cota para essa etnia é maior.

O processo seletivo possui também reserva de vagas para pessoas com necessidades educativas especiais.

Enem – As vagas para os cursos superiores serão divididas entre o processo seletivo, com prova, e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cada forma de ingresso preencherá 50% das vagas.

O candidato optante pelo Enem pode concorrer ao IFBA quando as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu, do Ministério da Educação – MEC) forem abertas para 2011. O estudante pode escolher se prefere fazer a prova do processo seletivo ou concorrer com a nota do Enem.

Outras informações pelo  site da seleção 2011 do IFBA.  ( As informações são do A Tarde)