Educação

Governo vai recontratar professora do curso de Psicologia da Uefs

Inicialmente, a Secretaria de Administração do Estado (Saeb) havia negado a renovação do contrato, que vence no próximo dia 30.

Acorda Cidade

Sobre as manifestações da comunidade do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) na quinta e sexta-feira (19 e 20), o pró-reitor de Ensino de Graduação, Rubens Alves Pereira, esclarece que o Governo do Estado garantiu a recontratação da professora que atua através do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

Inicialmente, a Secretaria de Administração do Estado (Saeb) havia negado a renovação do contrato, que vence no próximo dia 30, sob a alegação de que a Uefs teria ultrapassado o limite de 20% do número de professores substitutos (Reda) em relação ao quadro de professores efetivos.

Rubens Pereira acredita ter havido um mal entendido, pois acordo entre a Uefs e a Saeb garante ocupação das vagas reais de professores efetivos por substitutos, até a realização de concurso, o que é válido para docentes de todos os cursos. Ainda nessa quinta-feira (19), a Saeb reconheceu o equívoco e acenou para a renovação do contrato.

Rubeus Pereira afirmou, ainda, que não são verdadeiras as informações veiculadas através de redes sociais, dando conta de que os professores substitutos teriam o contrato cancelado em prazo de seis meses de trabalho, fato que gerou preocupação na comunidade de Psicologia e de outros cursos da Uefs. Os contratos de funcionários contratados através do Reda têm validade de dois anos, com possibilidade de renovação por igual período.