Inovação

Governo da Bahia adquire óculos de inteligência artificial para pessoas com deficiência visual utilizarem em bibliotecas

A Bahia foi o primeiro estado a adquirir esse tipo de tecnologia assistiva, no ano de 2018, e segue investindo nos recursos de acessibilidade.

Leitura: 4 Minutos
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Para ampliar as políticas públicas de inclusão das pessoas com deficiência visual, o Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon, está investindo na aquisição de mais 10 óculos de inteligência artificial OrCam MyEye 2.0. Os equipamentos de tecnologia visual assistiva permitem o acesso fácil e instantâneo a informações em tempo real, com transmissão por áudio. Os óculos são destinados às bibliotecas públicas estaduais. A Bahia foi o primeiro estado brasileiro a adquirir esse tipo de tecnologia assistiva, no ano de 2018, e segue investindo nos recursos de acessibilidade.

A entrega dos dispositivos aconteceu na última segunda-feira (08), na Biblioteca Central do Estado da Bahia, com a presença do diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Sandro Magalhães, que ressaltou a importância da aquisição para o Sistema de Bibliotecas Públicas da Bahia. 

Foto: Divulgação

“Estamos num mês tão importante para as lutas das pessoas com deficiência, o Setembro Verde, e a FPC que foi pioneira na compra pelo Governo do Estado e na distribuição desses equipamentos tão importantes de inclusão, em 2025 estamos adquirindo mais uma quantidade significativa, para reforçar acessibilidade em todos os nossos espaços de leitura, para garantir mais independência e autonomia para nossos leitores com deficiência visual”. 

Presente na entrega dos equipamentos, a Gerente Nacional da Mais Autonomia Tecnologias Assistivas, Ivy David, apresentou os novos recursos dos óculos, que tem funcionalidades como identificação de rostos e até mesmo a cor de uma roupa. A tecnologia oferecida pelos ‘óculos inteligentes’ é uma revolução no auxílio à inclusão, como afirmou a representante exclusiva do dispositivo no Brasil. 

Foto: Divulgação

O OrCam MyEye permite que pessoas com deficiência visual acessem informações de maneira mais independente e eficaz. “Cerca de 80% das atividades diárias envolvem leitura. O OrCam MyEye possibilita que pessoas com deficiência visual realizem essas atividades com mais autonomia e sem depender de internet”, explicou

Setor Braille na Biblioteca Central  

A Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB) possui além do seu tradicional acervo, um setor dedicado exclusivamente para o sistema Braille, que contabiliza aproximadamente seis mil livros. 

O departamento Braille é um dos mais antigos em funcionamento, tem uma tradição no suporte à leitura e pesquisa para pessoas cegas ou com baixa visão, buscando facilitar a inserção social, cultural e econômica deste público, favorecendo a cidadania plena. O setor realiza atividades no apoio ao ensino da escrita Braille, à leitura e pesquisa para pessoas cegas ou com baixa visão e disponibiliza uma série de tecnologias assistivas, a exemplo dos óculos OrCam. 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.