Aulas, simulados e apostilas são necessários para fazer o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], principal via de acesso ao ensino superior no Brasil. No entanto, não significa que a preparação para a prova não possa ser leve. O cinema também pode ajudar, isso porque obras audiovisuais refletem momentos históricos do Brasil e do mundo, além de contar sobre a vida de personagens que fizeram a diferença em sua época.
Na correção de uma redação, a competência 2 avalia a capacidade do candidato em compreender a proposta do tema, relacionando-a com diferentes áreas do conhecimento e desenvolvendo dentro do formato dissertativo-argumentativo. Por isso, os filmes podem servir como repertório sociocultural na hora de escrever o texto, quando bem construídos e articulados ao tema.
O Acorda Cidade reuniu 10 filmes de diferentes gêneros e contextos para fortalecer o repertório e auxiliar na citação em diferentes propostas de redação. As provas do Enem serão nos dias 9 e 16 de novembro. Até lá, é tempo para maratonar todos os filmes.
Ainda Estou Aqui
Narra a trajetória real de Eunice Paiva, que enfrenta o desaparecimento do marido, Rubens Paiva, preso e morto pela ditadura militar brasileira. A partir dessa tragédia, ela transforma dor em ação: cria os filhos sozinha, estuda Direito aos 48 anos e se torna uma defensora dos direitos humanos e das causas indígenas. A produção dialoga com temas como violência estatal, protagonismo feminino, direitos humanos, ativismo e ditadura.
Divertidamente
Acompanha a jovem Riley, que enfrenta uma mudança de cidade e, junto, uma avalanche de emoções. Dentro de sua mente, personagens como Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho disputam o controle de suas reações. O filme mostra, de forma sensível e criativa, como todas as emoções, até mesmo as negativas, são essenciais para o amadurecimento e o equilíbrio emocional. A animação pode ser mencionada em redações com temas sobre saúde mental, adolescência, amadurecimento, ansiedade e mudanças de comportamento para se adequar a grupos.
Bacurau
Retrata moradores de um vilarejo fictício do sertão nordestino que, após a morte de uma moradora centenária, começa a sofrer interferências misteriosas. A trama ainda se intensifica quando os moradores começam a ser atacados por estrangeiros. O filme explora temas como exclusão social, resistência, conflito entre comunidades locais, interesses corporativos e neocolonialismo. Além disso, faz uma crítica social e política, revelando as tensões no Brasil atual.
O dilema das Redes
O documentário revela os bastidores do funcionamento das redes sociais por meio de depoimentos de executivos e ex-funcionários de empresas como Google, Facebook e Twitter. O documentário expõe os riscos e impactos desse universo digital, além de questionar os limites éticos da tecnologia. A produção se encaixa em temas relacionados à tecnologia, democracia digital, manipulação de informações e privacidade
12 anos de Escravidão
Um drama histórico poderoso, baseado em fatos reais, sobre Solomon Northup, um homem negro livre que foi sequestrado e vendido como escravo. O filme funciona como um robusto repertório para discutir racismo, direitos humanos, violência e os impactos da escravidão.
Adeus, Lenin
O filme retrata a queda do Muro de Berlim, em 1989, e as transformações que marcaram a Alemanha após esse marco histórico. A trama gira em torno de Christiane, uma comunista convicta que, após um longo coma, desperta sem saber das mudanças no país. Para protegê-la de um choque que poderia agravar sua saúde, seu filho Alexander recria um cenário fictício, mantendo viva a ilusão de que nada mudou. A obra também aborda a transição do socialismo para o capitalismo. Para a redação, o filme funciona como referência para discutir ideologia, adaptação social, utopia e identidade política.
Getúlio
Detalha os últimos dias do presidente Getúlio Vargas, dramatizando debates políticos intensos. Uma gravação histórica dos bastidores do poder no Brasil. A produção ajuda o aluno a entender como se deu o contexto histórico do suicídio de Vargas, relacionando temas como poder, liderança, crise política e ética.
Saneamento Básico – O Filme
Mostra moradores de uma pequena cidade que decidem criar um filme para conseguir recursos para construir uma rede de esgoto. O longa discute a falta de infraestrutura básica, negligência do poder público, meio ambiente e políticos que se apropriam de iniciativas da sociedade civil, funcionando como repertório para temas ligados a saneamento, desigualdade social, descaso político, meio ambiente e direito à dignidade.
A Onda
Retrata um professor que, ao conduzir um experimento com seus alunos para explicar como regimes autoritários se formam, acaba gerando um movimento real de autoritarismo e violência. O filme discute manipulação ideológica, poder coletivo e perda da individualidade, servindo como repertório para temas do Enem relacionados à democracia, intolerância, autoritarismo, abuso de poder e riscos do extremismo político.
Que Horas Ela Volta?
Aborda a relação entre Val, uma empregada doméstica, e a família para quem trabalha, trazendo à tona questões de classe social, desigualdade e os limites entre classes. O filme serve de repertório para temas ligados à desigualdade social, mobilidade econômica, meritocracia, diferenças econômicas, abuso de poder, relações de trabalho e preconceito estrutural no Brasil.
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Davi Cerqueira, sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.