Feira de Santana

Filhos incentivam pais a participarem da eleição para dirigentes escolares

No colégio Estadual em Feira de Santana não houve a eleição para a escolha dos dirigentes escolares. De acordo com a professora Marlede Oliveira, problemas como a falta de quórum impossibilitaram a votação.

Daniela Cardoso

A secretaria da educação do Estado da Bahia realizou a segunda eleição para dirigentes escolares da rede estadual de ensino com o objetivo de fortalecer a participação de pais, estudantes, funcionários e professores na gestão escolar. Muitos alunos incentivaram os pais a participarem.

Lindalva, moradora do bairro Gabriela disse que o seu filho exigiu que ela participasse da votação. “Ele disse que como ele estava estudando na escola e como tinha uma eleição, eu teria que vim votar. Eu votei pelo meu filho, mas também pela escola valorizando os dois lados”, contou.

Audileza, mãe de aluna, diz que participou de duas eleições e considera importante a participação. “Eu estou gostando da gestão da diretora que eu votei. Está tendo mais aula, está tendo professores. Sempre tem algo que precisa melhorar, acredito que precisa ter mais reuniões para os pais participarem, isso é importante”, ressaltou.

No colégio Estadual em Feira de Santana não houve a eleição para a escolha dos dirigentes escolares. De acordo com a professora Marlede Oliveira, problemas como a falta de quórum impossibilitaram a votação. “Os pais não foram avisados, poucos alunos compareceram, não houve tempo para a divulgação da campanha, por isso foi adiada.”

Ela afirmou que até o dia 28 deste mês a votação será realizada. Marlede, que também é diretora da APLB, pediu a participação dos pais e alunos. “Essa questão da eleição direta na escola é uma bandeira nossa, isso não é lei, é um decreto e desde 2008 vem tendo a realização da eleição. Eu peço que os pais participem, que eles não fiquem de fora desse processo.” As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.