Educação

Feirense aprovado na UFRJ pelo Sisu diz que leitura e foco são fundamentais

Ele disse ao Acorda Cidade que dedicou de três a quatro horas de estudos por dia e que a leitura foi fundamental para alcançar uma boa nota.

Andrea Trindade

O estudante de 18 anos, Danilo Dias, de Feira de Santana, obteve uma ótima nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e passou em 6º lugar no curso de engenharia química, da UFRJ (Universidade Federal do Rio Janeiro), através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC).

Ele disse ao Acorda Cidade que dedicou de três a quatro horas de estudos por dia e que a leitura foi fundamental para alcançar uma boa nota.  

“O Enem cobra muita leitura e interpretação. Por isso, até nos finais de semana eu lia jornais e assuntos ligados as ciências”, contou o estudante informando que durante a maratona de estudo saiu poucas vezes com os amigos.

Segundo ele, é importante ter foco e dedicação para alcançar a meta de ser aprovado e conhecer a prova que vai fazer. Isso não significa apenas estudar as provas anteriores, mas também conhecer e entender as exigências da prova, como a redação é corrigida, quais são os itens eliminatórios, e as competências avaliadas no exame.

Danilo fez cursinho pré-vestibular e destacou que a base que teve no Colégio Hélyos, onde estudou, também contribuiu bastante no desempenho positivo. A média geral do jovem no Enem foi de 809,86 (nota 772 na prova objetiva e 960 na redação).

Além do Sisu, Danilo já foi aprovado em dois vestibulares da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Direito e Engenharia Civil, e passou na primeira fase do vestibular da Universidade Federal da Bahia (Ufba), para Engenharia Química e ontem (20), ele realizou a prova da segunda etapa.

Clique na imagem para ampliá-la