Acorda Cidade
A presidenta Dilma Rousseff formalizou nesta terça-feira (16) a implantação de um campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) em Feira de Santana. A cidade já está, inclusive, demarcada no mapa da expansão das universidades federais, do portal da Educação, como cidade com campus previsto para ser instalado.
No total a Bahia foi contemplada com mais duas universidades federais e nove IFETs (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia). Para definir o número de campus universitários e de escolas de educação profissional por estado, o governo federal orientou-se por uma série de critérios, entre os quais estão os baixos índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb) e a porcentagem de jovens de 14 a 18 anos nas séries finais do ensino fundamental.
O lançamento do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Superior e Profissional foi realizado no Palácio do Planalto, em Brasília. Os IFETs devem ser implantados nos municípios de Xique-Xique, Serrinha, Itaberaba, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Brumado, Lauro de Freitas, Juazeiro e Euclides da Cunha.
O acesso à educação e ao conhecimento, segundo a presidenta, deve ser maciço, inclusivo e sistemático, para que jovens e trabalhadores possam dele se beneficiar em todos os recantos do país.