Educação

Fapesb discute Práticas de Inovação em evento na FTC Feira

As discussões sobre “Práticas de Inovação e Empreendedorismo”, tema da mesa redonda, contaram com a participação do professor Frederico Viana Borges, da Faculdade Visconde de Cairú.

Fapesb discute Práticas de Inovação em evento na FTC Feira Fapesb discute Práticas de Inovação em evento na FTC Feira Fapesb discute Práticas de Inovação em evento na FTC Feira Fapesb discute Práticas de Inovação em evento na FTC Feira

 

Acorda Cidade
 
Embora o Brasil tenha alcançado importante patamar na produção científica no mundo, ainda enfrenta dificuldades tecnológicas, especialmente em inovação empresarial, que precisam ser superadas.  Daí a necessidade de construir uma cultura de inovação. Este foi um dos aspectos discutidos em mesa redonda por Artur Caldas Brandão, diretor de Inovação da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), durante o Workshop Inovação e Empreendedorismo WIE 2012, realizado pela FTC Feira entre os dias 2 e 4 de outubro.  
 
Dentro do esforço em desenvolvimento socioeconômico da Bahia, a construção dessa cultura tem papel determinante. Segundo o diretor, a inovação tem sido colocada como desafio para as políticas públicas “e em produtos, processos e serviços  se traduz em mais e melhores empregos e qualidade de vida”, conforme destacou.
 
 Artur Brandão frisou a necessidade de Feira de Santana possuir um parque tecnológico, a exemplo de Salvador, acentuando a importância de investimentos em projetos de qualidade no interior do Estado. “Os Editais estão abertos, com recursos disponíveis”, informou.
 
As discussões sobre “Práticas de Inovação e Empreendedorismo”, tema da mesa redonda, contaram com a participação do professor Frederico Viana Borges, da Faculdade Visconde de Cairú
 
Presente ao evento, a professora Asrtria Ferrão Gonzales, gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Rede FTC destacou o incentivo da Fapesb, fundamental para o sucesso dessa iniciativa, “contribuindo para consolidar a instituição como centro de excelência na formação profissional e acadêmica.”
 
Cinco atividades, incluindo a mesa redonda,  aconteceram simultaneamente,  em diferentes espaços da Faculdade. Foram realizadas ainda as oficinas de Controladoria Empreendedora e de Tecnologia em Android,  além das  palestras proferidas pelos professores José Afonso Ferreira Maia  e Alberto Amorim Pinheiro.
 
Oportunidades de negócios
 
O evento, realizado paralelamente à Feira de Empreendedores, foi aberto na noite de terça-feira, pelo professor Heraldo Morais, diretor da unidade, que saudou os participantes, em especial o professor Luiz Otávio Pimentel, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e palestrante da noite, que falou sobre as perspectivas e oportunidades de negócios, sobretudo no Nordeste.
 
O palestrante defendeu uma política pública de inovação, capaz de trazer alternativas em produtos  e serviços, que certamente vão gerar trabalho e riqueza para o país.
 
A Feira de Empreendedores da FTC, realizada pelo quinto ano consecutivo pelos colegiados de Administração, Sistemas de Informação e Ciências Contábeis, movimentou a Faculdade. Cerca de 400 pessoas visitaram os estandes, que apresentaram produtos e serviços os mais variados.
 
 Ex- aluno do curso de Administração, Nadson Mesquita de Souza disse que a feira visibilidade às empresas. Proprietário da Essencial Jóias, ele estaria muito satisfeito com a divulgação. “Mas traz resultados nas vendas. Vale a pena participar”, completou.