Educação

Faculdade de Feira perde mais vagas em cursos de saúde

MEC corta 280 vagas em cursos de biomedicina e nutrição na Bahia

Acorda Cidade
 

A Faculdade Nobre (FAN) de Feira de Santana teve mais vagas canceladas em cursos de saúde. 19 vagas foram cortadas no curso de biomedicina e 13 no curso de nutrição.
 

Na Bahia, o Ministério da Educação cancelou 282 vagas em 12 cursos superiores de biomedicina e nutrição por causa de desempenho ruim em avaliações do MEC. Esses cursos terão a oferta de vagas reduzidas nos seus processos seletivos.
 

O despacho da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior foi publicado no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (1º). O corte de vagas faz parte das medidas cautelares tomadas contra as instituições em decorrência do desempenho insatisfatório no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2010.
 

Nutrição sofreu a maior baixa, com 117 vagas reduzidas. Os cursos de biomedicina tiveram 111 vagas cortadas. Em todo país, o MEC cancelou 2.794 vagas em 153 cursos superiores de biomedicina, fisioterapia e nutrição. Veja a lista de instituições atingidas na Bahia:
 

Cursos de graduação em biomedicina
FACULDADE MARIA MILZAmenos 23 vagas
FACULDADE SANTO ANTONIO – menos 15
FACULDADE DO SULmenos 27
FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA – menos 24
FACULDADE DE GUANAMBImenos 3
FACULDADE NOBRE DE FEIRA DE SANTANA – menos 19
 

Cursos de graduação em nutrição
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO (Unijorge) – menos 12
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA (FIB) – menos 27
FACULDADE NOBRE DE FEIRA DE SANTANA – menos 13
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS (FTC) – menos 50
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DE VITÓRIA DA CONQUISTAmenos 30
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DE ITABUNAmenos 39
 

Mais cortes
 

Segundo o MEC, o CPC é calculado a partir das notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e outros fatores, como infraestrutura e corpo docente. O MEC pretende suspender 50 mil vagas em cursos superiores nas áreas de saúde, administração e ciências contábeis que tiveram notas abaixo de 3 no Índice Geral de Cursos (IGC), que usa o Enade como um dos indicadores.
 

A medida faz parte do processo de supervisão dos cursos de educação superior iniciado pelo MEC em 2007. Desde aquele ano, o ministério reduziu pelo menos 34 mil vagas em direito e 1.114 em medicina, além de fechar quatro cursos de direito por conta de resultados insuficientes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
 

Vagas cortadas em farmácia, enfermagem e odontologia
 

Na terça-feira (29), o MEC publicou despacho cancelando 365 vagas em cursos de enfermagem e farmácia de 14 faculdades baianas. No país, foram 3.986 vagas em 148 cursos superiores de odontologia, enfermagem e farmácia de instituições de 24 estados brasileiros. Com informações do G1.