A carreira de professor universitário foi eleita pelo site americano CareerCast como a menos estressante para 2013, seguida pela de alfaiate.
Para chegar a esse resultado, o site analisou 200 tipos de trabalho em 11 quesitos: necessidade de viagens, potencial de crescimento, prazos, trabalhar aos olhos do público, competitividade, exigências físicas, ambiente de trabalho, perigos encontrados, risco para a própria vida e para outras pessoas e contato com o público.
Segundo o CareerCast, ser professor de universidades nos Estados Unidos envolve ter "oportunidades crescentes" e "riscos mínimos de saúde em um ambiente pouco estressante e agradável". A maior parte das carreiras consideradas menos estressantes é do setor de saúde, como técnico de arquivos médicos, técnico de laboratório, fonoaudiólogo e nutricionista.
"Essa é uma boa notícia para quem procura um emprego no atual cenário econômico, porque a indústria de cuidados com a saúde deve ser a de maior crescimento na próxima década", diz o portal.
Veja a lista completa abaixo:
-
Professor Universitário
-
Alfaiates e costureiros
-
Técnicos de arquivos médicos trabalham na parte administrativa de hospitais e clínicas
-
Joalheiro
-
Técnico de laboratórios médicos
-
Fonoaudiólogos
-
Nutricionista
-
Cabeleireiro
-
Bibliotecário
-
Operador de prensa
Informações da F. de São Paulo e Revista Exame online.