Rachel Pinto
Problemas estruturais no prédio e na quadra de esportes na Escola Municipal Diva Matos Portela, bairro Jardim Cruzeiro em Feira de Santana, levaram pais, estudantes e profesores a relaizarem um protesto na porta da escola na sexta-feira (2). Com latas, transformadas em pandeiros, os estudantes fizeram barulho e fecharam o portão de acesso à unidade educacional. A vice diretora Dalila Dantas confirmou que a situação é precária e que todos têm razão de reivindicar.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
De acordo com ela, a escola toda precisa de reforma, assim como a quadra de esportes que até o acesso para os estudantes é pela lateral da escola. O local está com muito lixo e toda a estrutura é antiga. Até criadouros do mosquitos Aedes aegypti já foram encontrados no tanque de água.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
"A escola está em uma situação muito precária e muito difícil. A escola e a quadra estão precisando de uma reforma. Foi anunciada a reforma da quadra, mas não aconteceu. É uma situação difícil, de vulnerabilidade e não depende de nós da direção somente. Já informamos a situação à Secretaria de Educação, mas nada foi feito. Não se tem acesso à quadra, por conta do lixo, a escola está precisando de uma reforma completa. Temos um tanque aberto, com estrutura antiga, focos de mosquitos, banheiros precários e não temos uma área coberta para fazer eventos", disse.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
A diretora do departamento de manutenção da Secretaria Muncipal de Educação, Flavia Aguiar explicou que município já tentou fazer uma reforma na escola, mas que a direção não aceitou.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
"Já houve uma tentativa de fazer uma pequena reforma, que não contempla apenas a ampliação. Consiste em revisão elétrica, hidráulica, reparos no telhado e pintura gral da escola, revestimento das salas de aula, área de circulação e troca do piso. Porém, quando a empresa foi procurar a direção da escola, eles não aceitaram. Só aceitam a reforma com a ampliação, Nós então colocamos outra escola no lugar. O que podemos fazer é uma pequena reforma. O que podemos fazer são esses pequenos serviços", completou.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Com informações e fotos do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.