Para celebrar a chegada da Primavera, os estudantes do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, localizado no bairro Cidade Nova, em Feira de Santana, realizaram um desfile com fanfarras na manhã desta quinta-feira (29).
Em entrevista ao Acorda Cidade, o diretor da unidade escolar, Eduardo Brito, destacou que o evento tem também como objetivo, compartilhar o conhecimento que é adquirido dentro de sala de aula, com a comunidade feirense.
“O objetivo hoje é levar para a comunidade aquilo que acontece dentro do muro da escola, na parte interna, ou seja, queremos romper estes muros e mostrar o que acontece dentro de sala de aula, para os moradores, para a comunidade. Então, hoje tivemos aqui uma belíssima apresentação com a banda de fanfarra, um projeto que temos desde o mês de abril, um projeto muito bonito nessa parte musical, e é algo que realmente veio para mudar. Tínhamos alguns estudantes aqui com comportamentos negativos, e após a inclusão da música, esse comportamento mudou, estamos com outra visão, e além deste projeto, temos também a inclusão social, porque dentro do grupo da fanfarra, temos alguns estudantes que possuem necessidades especiais, como dois estudantes que têm baixa visão, outros com dificuldade motora, então tudo isso faz parte do projeto, e acima de tudo, que estes estudantes, possam se sentir valorizados”, pontuou.
De acordo com Eduardo Brito, alguns grupos saíram com faixas e cartazes para identificar qual assunto está sendo abordado durante o desfile.
“Tivemos aqui oito alas que estão expressando algumas atividades que foram discutidas em sala de aula, por exemplo, temos o Setembro Amarelo, os professores de humanas trabalharam com a importância da vida, tivemos o Bicentenário da Independência do Brasil, a importância da Primavera, uma mudança de estação, está envolvida também na área da geografia, então são conteúdos atrelados com as disciplinas, e que neste momento, levamos também para a comunidade”, destacou.
Pela primeira vez participando, a estudante do 2º ano do ensino médio, Alana Alves Vitório, 17 anos, informou à reportagem do Acorda Cidade, que o projeto também possibilita a interação social, como forma de conhecer outros estudantes.
“Este desfile é um projeto muito especial, muito interessante, e todos os estudantes ficaram envolvidos com o projeto. A gente acaba adquirindo novos conhecimentos, faz novas amizades, até porque eu sou do turno da tarde, e não conheço os estudantes da manhã. Meu grupo, por exemplo, ficou responsável em elaborar um trabalho pela disciplina de história, e nós trouxemos aqui os 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse.
Também estudante, Eduardo Rodrigues Cerqueira, participou da banda de fanfarra como caixista. O integrante que tem baixa visão, comemorou a realização do projeto.
“A minha expectativa estava alta para isso acontecer, além da ansiedade também. Eu tenho um problema na visão, são os dois olhos com a chamada ceratocone, já fiz cirurgia para estabilizar a doença, a minha vontade mesmo, é ter a oportunidade de voltar a enxergar mais uma vez. Gosto de estudar aqui, eu até digo que o colégio é uma segunda casa, e as pessoas aqui, trato como uma família, porque todos me recebem, tenho um tratamento maravilhoso aqui”, avaliou.
Prestigiando de longe, a comerciante Margarete Silva Soares parabenizou a direção do Colégio pela iniciativa em desenvolver um projeto como este.
“Eu fiquei muito encantada com o que vi, uma ótima iniciativa da escola, que este projeto continue, porque é muito lindo, foi maravilhoso quando todos os estudantes passaram por aqui. Vimos que não era só o desfile em si, mas trazendo ótimas informações como a chegada da primavera, a política, o esporte, a diversidade social, foi tudo encantador”, disse.
Proprietário de uma loja de material de construção, Antônio Ferreira também parou o expediente para prestigiar o desfile. Segundo ele, a iniciativa é positiva.
“Eu posso dizer que é algo bastante gratificante, bom para os estudantes e bom para a comunidade também. Um movimento bacana, animador para a população, todo mundo aplaudindo, e parabéns para todos os envolvidos”, concluiu.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Essa conversa de desfile….quero saber é das aulas, só anda em greve, conversa bunita todo mundo tem.