Acorda Cidade

Durante três dias de atendimento, mais o período de treinamento, estudantes e professores do curso de Bacharelado Ciências Contábeis da FTC Feira de Santana realizaram o projeto de extensão para prestação de serviço de elaboração da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Os plantões se concentraram no Laboratório de Informática, contemplando as comunidades interna e externa.

A capacitação para o atendimento foi ministrada pelos professores Abiderman Lima de Moura e Mariana Boaventura, que também supervisionaram os plantões juntamente com Taiana Gomes, Leonardo Almeida, Antonio Raimundo, Katia Cedraz, que consideraram o resultado da ação bastante positivo. “É a possibilidade da prática para o futuro profissional de contabilidade”, afirmou Abiderman.

Durante o treinamento foram apresentadas e discutidas as novidades da Declaração do IRPF para 2016 e realizadas simulações no programa para que o aluno pudesse praticar a elaboração da declaração. Os alunos participantes ficaram motivados com o projeto, que representa a relação entre a teoria e a prática, proporcionando um aprendizado real na profissão que vão exercer.

“Com certeza é um grande conhecimento na área contábil, pois podemos aplicar os conceitos de despesas e receitas, entender um pouco mais sobre a legislação do IRPF e sua aplicabilidade progressiva", avaliou o estudante Aluísio Serra da Fonseca, do 3º semestre. Para a aluna Amanda Souza, do 5º semestre, o conhecimento do sistema é fundamental para os graduandos. Segundo ela, o projeto “proporcionou novos conhecimentos e nos deu um suporte suficiente para atender o contribuinte e contribuiu para nosso aprendizado ".

Esta é, também a avaliação do professor Abiderman Moura, que coordena o curso de Ciências Contábeis e também do projeto de extensão. “O objetivo é fazer com que o discente tenha contato com a rotina do profissional contábil, para que possa desempenhar o seu papel de cidadão, comprometido com a legislação e com o social”, destacou.