Andrea Trindade
Cerca de 300 alunos de diversos cursos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realizaram uma assembleia na manhã desta quarta-feira (31), no módulo III do campus. No encontro, segundo a estudante Índia, foram discutidos itens diretamente ligados à qualidade do ensino e aprendizado na instituição.
O orçamento anual esteve entre os itens principais. Segundo a estudante Carla Katiele, a Uefs teve um corte de R$ 1,8 milhão – Juntas as quatro Universidades Estaduais do Estado da Bahia (Uebas) tiveram perda orçamentária de R$ 7 milhões – redução que afeta diretamente o corpo docente e discente das instituições.
“Elencamos todas as problemáticas da universidade e até mesmo questões sobre transporte público, administração, bolsa permanência, bandejão (restaurante popular), residência e cotas, além de outras, e pretendemos bater de frente com o governo, com a reitoria ou com quem for preciso para que possamos obter êxito em nossa pauta”, ressaltou.
Carla destacou que a Uefs passa por problemas e que a redução do orçamento só vai acentuar a situação. “Falta papel higiênico, papel para aplicação de prova e os professores estão em estado de greve. No dia 8 de abril, eles poderão decidir durante um ato público em Salvador pela greve por tempo indeterminado e na oportunidade convoco todos os estudantes para participar do ato, que acontecerá em Salvador [na Secretaria de Educação do Estado]”, convidou.
Leia também:
Estudantes do curso de pedagogia da Uefs cobram melhorias em laboratório
Estudantes do curso de pedagogia da Uefs cobram melhorias em laboratório
Professores da Uefs aprovam estado de greve
Com fotos e informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade