Educação

Estudantes da FTC realizam ação no bairro George Américo

Na abertura foram selecionadas oito pessoas hipertensas e diabéticas que serão acompanhados semanalmente para controle de pressão arterial, circunferência abdominal, peso e glicemia

Acorda Cidade

Com o objetivo de incentivar hábitos saudáveis e proporcionar uma melhor qualidade de vida para hipertensos e diabéticos, o curso de Enfermagem da FTC Feira, com a participação de alunos do 8ª semestre, realiza até 26 de abril a “Ação em Saúde Vigilantes do Hiperdia”. A atividade acontece sempre às quintas-feiras e é voltada para a comunidade do bairro George Américo, área de abrangência da Unidade de Saúde da Família III.

 Durante a abertura, na quinta-feira (29) foram selecionadas oito pessoas hipertensas e diabéticas que serão acompanhados semanalmente para controle de pressão arterial, circunferência abdominal, peso e glicemia. Os enfermeirandos da FTC também fizeram palestra sobre as “Consequências e agravos devido a descompensação do diabetes e hipertensão.”

“A Importância da atividade física regular na vida dos diabéticos e hipertensos” é o tema da palestra que será realizada nesta quinta-feira (5), às 14 horasNa terceira semana da atividade, a abordagem será sobre “Alimentação adequada para diabéticos e hipertensos”.

Alunos do curso encerram a ação no dia 26, com apresentação dos resultados e correlação com o conhecimento científico. “A hipertensão e o diabetes são doenças crônicas e em alguns casos silenciosas, que evoluem para inúmeras complicações se não forem devidamente diagnosticadas e tratadas”, esclarece a professora Hayana leal Barbosa, coordenadora de Enfermagem.  O programa de Hipertensão e Diabetes Hiperdia foi criado e implantado nas unidades de saúde, visando acompanhar e tratar os portadores dessas doenças.

Embora cadastrados no programa, os pacientes da área de abrangência da Unidade de Saúde da Família George Américo III não são assíduos. Por isso mesmo, a ação está sendo realizada no bairro, a fim de que a comunidade seja conscientizada e incentivada a participar do tratamento, minorando os agravos dessas enfermidades.