Educação

Estudantes da Ceteb buscam patrocínio para participarem de Fórum Mundial

Os alunos do Ceteb apresentarão projetos produzidos com inovação tecnológica. 41 projetos dos alunos da instituição já foram aprovados pelo comitê do fórum.

Daniela Cardoso

 
Estudantes da Ceteb (Associação Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia) participarão do 2º Fórum Mundial de Educação Profissional que será realizado em Florianópolis (Santa Catarina) entre os dias 28 de maio e 1º de junho. O superintendente do Ceteb, Claudemir Moreira, disse que o fórum tem como temática principal a democracia, a emancipação e a sustentabilidade.
 
 
Segundo o superintendente, o evento conta com mais de 15 mil inscritos de mais de 10 países. Os alunos do Ceteb apresentarão projetos produzidos com inovação tecnológica. 41 projetos dos alunos da instituição foram aprovados pelo comitê do fórum, porém Claudemir informou que nem todos poderão participar, devido aos custos com passagem, hospedagem e alimentação.
 
“Nosso projeto é levar a comunidade do Ceteb para esse intercâmbio internacional. Nós vamos selecionar alguns trabalhos de acordo com a verba. Os alunos estão em busca de patrocínios e inclusive a prefeitura de Feira de Santana disponibilizou recursos e isso é muito significativo”, disse
 
O estudante Luiz Henrique Oliveira, que vai apresentar um projeto sobre geração de energia, disse que a expectativa é muito boa. “Estamos correndo atrás de patrocínio, para que eu possa viajar e apresentar o meu projeto que tem como objetivo a redução do consumo de energia elétrica através de uma energia limpa e renovável”
 
A estudante Joseane Brito Pereira vai apresentar um lubrificador automatizado para linha de produção. Ela explicou como o projeto funciona. “É um sistema que comandando por uma CLT envia o lubrificante diretamente para a máquina sem necessidade de pausa para lubrificação. A ideia surgiu pelo fato das indústrias perderam muito tempo para fazer a lubrificação manual”, disse.
 
 
O estudante Jucivan Vilas Boas vai levar um projeto de tijolo sustentável para construção de paredes internas. Esse tijolo é feito de fibra de coco com gesso reciclado. “Com o projeto pretendemos reciclar todo esse material”, ressaltou
 
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade