Futuro promissor

Estudante do Colégio Estadual São Felipe brilha no boxe nacional

Em 2024, Jamile conquistou o título brasileiro de boxe na categoria até 66kg. Neste ano, terá o desafio de competir na categoria até 70 kg.

boxe
Foto: Divulgação

Aos 16 anos, a estudante Jamile de Almeida Santos, da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual São Felipe, já carrega no currículo um feito de destaque: o título de campeã brasileira de boxe na categoria até 66kg. Agora, a jovem atleta da rede estadual se prepara para voltar ao mesmo ringue em busca de mais uma conquista. De 21 a 27 de setembro, Jamile disputará novamente o Campeonato Brasileiro de Boxe, no Ginásio Pelézão, em São Paulo. A competição servirá como seletiva para o Campeonato Mundial Juvenil e para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2025.

Moradora do distrito de Riachão do Lázaro, Jamile revelou que a sua paixão pelo boxe surgiu ainda na infância, quando acompanhava os irmãos nos treinos. “Quando eu era menor, meus irmãos já participavam e achava muito legal, mas meus pais não deixavam por causa da idade. Assim que comecei, recebi incentivo do meu professor e nunca mais parei. Hoje, já tenho nove lutas, tendo obtido sete vitórias”, contou.

Em 2024, Jamile conquistou o título brasileiro na categoria até 66kg, em São Paulo. Neste ano, terá o desafio de competir na categoria até 70 kg. “Agora, vou para uma categoria acima da que fui campeã, e isso exige ainda mais preparação. Espero crescer, evoluir e alcançar um patamar mais alto para poder dar um futuro melhor à minha família”.

O Colégio Estadual de Tempo Integral São Felipe acompanha de perto o desenvolvimento dos talentos esportivos de seus estudantes, oferecendo apoio para que participem de competições e viagens sem prejudicar os estudos. Segundo o diretor da unidade, Neilson Ferreira, a escola flexibiliza horários, repõe atividades e comemora cada conquista junto à comunidade e ao treinador. Para Jamile, esse suporte faz toda a diferença: “Minha escola me ajuda em muitas formas. Quando viajo, eles me apoiam e compreendem quando não consigo ir todos os dias, permitindo que eu continue me dedicando aos estudos e ao boxe”.

Para o treinador Genilson Alves, o desempenho da atleta é motivo de orgulho. “Para mim, como professor, é muito gratificante ver uma jovem se destacando, mesmo enfrentando tantas dificuldades no dia a dia. Jamile percorre longas distâncias para treinar e vive em uma comunidade, mas não desiste. Cada conquista dela representa não só uma vitória pessoal, mas também um exemplo para todos nós”, afirmou.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.