Daniela Cardoso
 
As inscrições das chapas para as eleições dos gestores das escolas municipais de ensino e também das escolas conveniadas, começaram nesta sexta-feira (19), em Feira de Santana, e serão encerradas no dia 23 de junho. A secretária municipal de Educação, Jayana Ribeiro, informou ao Acorda Cidade que os professores ou especialistas em educação, que são efetivamente da rede municipal de ensino, poderão concorrer a eleição, tanto para o cargo de diretor como de vice.
 
O mandato são de 4 anos e para concorrer, o candidato deve ter o curso superior em pedagogia ou na área de licenciatura. Todos os professores, pais e também alunos têm direito ao voto. Uma das novidades deste ano, segundo informou a secretária, é que as escolas conveniadas ao município também poderão participar. 
 
“Até o dia 10 já estaremos divulgando as chapas que vão concorrer às eleições de gestores. Temos 209 escolas municipais e conveniadas, que a partir dessa eleição, também estarão com suas chapas escritas. Esse é um momento importante para a rede municipal de ensino”, ressaltou. 
 
As inscrições devem ser feitas na secretaria municipal de Educação. 
 
Projeto pela Alfabetização
 
Nesta sexta-feira foi lançado em Feira de Santana o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, programa do Governo Federal, que tem como objetivo alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. Segundo informou a secretária Jayana Ribeiro, a partir de agora os professores da rede municipal serão preparados para atender as necessidades do programa. 
 
“Professores da Uefs (Universidade Estadual de Feira de Santana) e da UFRB (Universidade do Recôncavo Baiano) darão suporte e subsídio para a preparação dos professores municipais”.
 
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade