Estagiários da Escola Municipal Gente Miúda, em Feira de Santana, realizaram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (1) e ameaçam parar as atividades devido à falta de pagamento.
Eles afirmaram que estão com a bolsa-auxílio atrasada há vários meses. Uma delas, que se identificou apenas como Débora, afirmou que há nove meses são recebe o pagamento e que já tentou falar com o Secretário Municipal de Educação para resolver o problema, mas não conseguiu.
Eles recebem R$ 480 e por conta do atraso estão passando dificuldades. De acordo com Débora, todos os estagiários que atuam na escola estão nesta situação – alguns com atrasos de três a cinco meses. Segundo ela, parte dos estagiários estuda em faculdades particulares e estão com as mensalidades atrasadas.
“Eles informam que a folha já está assinada, mas não há previsão de pagamento. Não sabemos nem mesmo se vamos receber salário este ano”, disse Simone, outra estagiária.
A diretora Maria Natália Campos Barbosa disse que está preocupada com o ano letivo das crianças, que pode ser prejudicado caso haja a paralisação e solicitou durante entrevista ao Acorda Cidade que a secretaria atenda aos pedidos dos estagiários.
O secretário de Educação, José Raimundo Azevedo informou que se uma estagiária está há nove meses sem receber o pagamento, significa que ela teve algum atraso na entrega do contrato e só entrou na folha de pagamento do mês de setembro.
José Raimundo explica que a Secretaria de Educação, apenas prepara a folha e que o pagamento é de responsabilidade da Secretaria da fazenda, que já está regularizando a situação dos estagiários.
A Escola Gente Miúda, está localizada na rua Papa João XIII, no bairro Jardim Acácia, e tem cerca de 400 alunos nos dois turnos. O trabalho dos estagiários é acompanhado por um coordenador pedagógico. Informações do repórter Paulo José do programa Acorda Cidade.