Impasse

Estado tenta negociar com igreja para que a Ecassa funcione no prédio atual até 2012

De acordo com o deputado, esse é o tempo necessário para que a Secretaria construa novas instalações para abrigar a comunidade escolar. Na segunda-feira (31) outra rodada de discussões será realizada

Acorda Cidade

O deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Neto (PT), reuniu-se com o secretário Estadual da Educação, Oswaldo Barreto, na tarde desta quinta-feira (27), nas instalações da Secretaria, em Salvador, para discutir a situação da Escola Centro de Assistência Social Santo Antônio (ECASSA) de Feira de Santana, cuja proprietária do prédio (Fundação Santo Antônio) não teria interesse em renovar contrato de local de imóvel com o Estado.

A Diretoria Regional de Educação de Feira de Santana (Direc 2), gerida pelo professor Beldes Ramos, e o Governo do Estado tem trabalhadojunto à Arquidiocese e aos Frades Capuchinhospara que seja feito um Termo de Compromisso a fim de que o espaço continue sendo utilizado pela SEC até o final de 2012. De acordo com o deputado, esse é o tempo necessário para que a Secretaria construa novas instalações para abrigar a comunidade escolar, “que não pode, de forma alguma, ser prejudicada que não teremos, tecnicamente, tempo para construir uma nova unidade antes do início do próximo ano letivo”.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) também é chamada para discutir o tema, que o espaço ocupado pelo antigo Horto Florestal, área de propriedade do Governo do Estado e utilizada pela Universidade, é um dos avaliados para abrigar as novas instalações da unidade escolar. Outras opções também estão sendo debatidas.

“Nos próximos dias faremos uma ação conjunta e acertada para que a nova unidade comece a ser construída no ano que vem, resguardando nosso compromisso com os estudantes, suas famílias e os funcionários. Para isso continuaremos fazendo esforços”, afirma Neto.

Durante esta reunião, o professor Oswaldo Barreto entrou em contato com o Arcebispo Metropolitano Dom Itamar Vian, da Arquidiocese do município, a fim de encontrar um eixo de diálogo para transpor, com tranqüilidade, a situação da ECASSA. “Somos gratos à atenção e disposição da Igreja e queremos solução sem criar tensão. Queremos firmar compromisso deixando claro que iremos devolver o prédio. Estamos tentando resolver a questão de maneira que não os estudantes não sejam prejudicados”, disse o secretário ao Arcebispo Dom Itamar.

Já na próxima segunda-feira (31), no período da tarde, o professor Beldes, o diretor do Centro frei Cristóvão Melo de Matos, e o secretário Oswaldo Barreto voltam a discutir o assunto.