Acorda Cidade

Artes e Ação Cultural serão os temas da primeira Especialização da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Sediado no Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória, o projeto de Pós-Graduação Lato Sensu foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, CONEPE, na reunião do dia 10 de dezembro de 2015. O curso irá promover a mobilização cultural junto à população da cidade e do Território da Bacia do Rio Corrente, que expressa grande interesse pelas artes e pela cultura.

Com 25 vagas e carga horária de 585h, a Especialização irá contemplar moradores da região que já possuem uma graduação. Dessa forma, eles terão chance de se aperfeiçoar, aplicando os conhecimentos em seu próprio campo de atuação ou definindo novos caminhos, tornando-se agentes culturais.

O curso é gratuito, e as inscrições no processo seletivo devem ser realizadas no portal da Ufoc, ou pessoalmente, de 9h às 12h e de 14h às 19h, na sede da instituição, em Santa Maria da Vitória, de 25 a 29 de janeiro. Haverá ainda a alternativa de inscrição via Sedex. O Edital com todas as informações será publicado na última semana de dezembro.

A seleção dos candidatos acontecerá no mês de fevereiro. A prova escrita será realizada no dia 15 à noite, com entrevistas nos dias seguintes. O resultado será publicado no dia 26 de fevereiro na página eletrônica da Universidade. As aulas começam no dia 7 de março e vão ocorrer de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h30, ao longo de todo o ano de 2016. Além das vagas para o curso completo, os candidatos terão a opção de cursar disciplinas avulsas como atividade de extensão.

O curso
Segundo o coordenador da Especialização, professor Eduardo Bastos, a temática do curso foi escolhida levando-se em conta o relevante papel das artes em geral nos processos de educação integral e das ações culturais na dinâmica sociopolítica.

O projeto foi elaborado com o acompanhamento do professor Sergio Farias, Assessor da Reitoria da Ufob e contou com a colaboração da professora Lenira Rengel da Escola de Dança da Ufba. Ao referir-se às bases metodológicas do Projeto, Farias ressalta que, sendo um trabalho inicial de abertura de campos de atuação, optou-se por uma abordagem interdisciplinar, articulando-se as artes entre si e com as questões da cultura, que vão desde o conhecimento dos fatos cotidianos até a formação da cidadania.

O quadro de docentes do curso será composto por profissionais Ufob, com participação especial de professores convidados da Ufba e da Universidade de Brasília, UnB. Novos professores que foram contratados recentemente para o campus de Santa Maria da Vitória irão se engajar também ao corpo docente, antes do início do curso.

Os estudantes, acompanhados pelos professores, irão interagir com agentes culturais e instituições da cidade e da região, como as escolas, bibliotecas, centros comunitários e grupos artísticos. Juntamente com eles, desenvolverão seus projetos de Ação Cultural que, devidamente fundamentados, serão os trabalhos de conclusão do curso.

O especialista a ser formado deverá revelar uma postura de diálogo e de reconhecimento da diversidade cultural, junto aos grupos sociais envolvidos em seu Projeto. Para tanto, será inserido no trato cotidiano das questões da arte e da cultura, seja numa perspectiva de prática essencialmente artística ou numa perspectiva predominantemente educacional.