Feira de Santana

Escolas participam de Gincana Ecológica e recolhe garrafas pet na cidade

As garrafas recolhidas serão utilizadas para a construção de uma Casa Ecológica, projeto desenvolvido pela Associação Ecológica Buriti.

Acorda Cidade

Alunos de algumas escolas do município estão envolvidos na I Gincana Ecológica. A proposta, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), é desenvolver a consciência ambiental nos estudantes. Nesta quinta-feira (6), eles recolheram garrafas pet das vias públicas como forma de evitar a poluição. A ação contou com a parceria da Associação Ecológica Buriti.

Alunos da Escola Erasmo Braga, no bairro Rua Nova, participaram da prova. Eles arrecadaram cerca de 2.300 garrafas pet. A diretora da instituição, Rejane Maria Gonçalves dos Santos, destacou a importância de iniciativas como esta. “É preciso educar as novas gerações para a preservação do meio ambiente. Não se pode mais conceder educação afastada destas questões ambientais", afirmou. Ela ressaltou que a comunidade do bairro também foi envolvida na realização da gincana.

A estudante Miquele Ferreira Oliveira, 10 anos, demonstrou-se sensibilizada quanto à questão do reaproveitamento de materiais. “Devemos realizar mais reciclagem, evitando que o meio ambiente continue sendo destruído”, disse.

As garrafas recolhidas serão utilizadas para a construção de uma Casa Ecológica, projeto desenvolvido pela Associação Ecológica Buriti. De acordo com o agrônomo e gestor da instituição, Pedro Paulo Ferreira da Silva, a planta da residência está sendo construída por estudantes de engenharia da Universidade Estadual de Feira de Santana.

“O objetivo da iniciativa é conscientizar alunos e os pais. Serão usadas na construção do projeto cerca de 80 a 120 mil garrafas pet e depois de finalizada, a Casa Ecológica deverá abrigar pessoas e entidades ligadas à educação ambiental no município”, informou.

De acordo com Horácio Amorim, presidente do setor de Educação da Semmam, as sete escolas participantes da I Gincana Ecológica estão confeccionando brinquedos e vestimentas com produtos recicláveis como uma das provas também da competição.

O resultado da prova e os vencedores da I Gincana Ecológica serão conhecidos no dia 21 de outubro durante o encerramento das atividades, no Ginásio Municipal Joselito Amorim. As escolas vencedoras serão premiadas com passeios ecológicos e trófeu.

O primeiro lugar viajará para conhecer o Projeto Tamar, na Praia do Forte, o segundo colocado um passeio para o Jardim Zoológico, em Salvador, e os demais visitarão o Parque da Cidade, o Museu Parque do Saber e a Universidade Estadual de Feira de Santana. As informações são da Secom.