Educação

Escolas estaduais iniciam jornada pedagógica

O ano letivo que começa segunda-feira (6).

Rachel Pinto

As escolas da rede estadual de ensino iniciaram na quarta-feira (1º) e prosseguem até sexta-feira (3) a Jornada Pedagógica. O diretor de Educação do Núcleo Regional de Educação (NRE-19), Ivamberg Lima explicou sobre os preparativos para o início do ano letivo que começa segunda-feira (6), destacou algumas mudanças e assuntos que serão abordados durante a jornada pedagógica. Segundo ele, a jornada é um momento onde professores, gestores e coordenadores se reúnem e planejam o ano letivo.

“Esse ano estamos trabalhando com o tema: ‘Escola e comunidade para educar e transformar. O objetivo é trazer a comunidade para que junto com a escola melhore a educação e aconteça a transformação. Um dos principais pontos que a jornada pedagógica esse ano vai tocar é a questão dos tempos de estudo. Nós teremos esse ano não mais quatro unidades como era até então. Agora nós vamos trabalhar com três unidades e isso requer uma reorganização dos conteúdos, nas avaliações no tempo da escola e então os esforços serão colocados nessa jornada, nessa organização desses três tempos que éum fato novo para a nossa rede estadual”, pontuou.

Ivamberg Lima observou que a mudança no número de unidades não altera em nada o planejamento dos dias letivos. Os 200 dias letivos continuam em vigor, porém as escolas vão trabalhar com unidades maiores e os conteúdos que eram trabalhados em unidades diferentes serão trabalhados na mesma unidade.

“Redistribuiremos esses conteúdos com a vantagem do professor poder então trabalhar um conteúdo de forma mais focada. Porque ele terá uma unidade para desenvolver aquele conteúdo. Com isso o aluno ganhará nessa aprendizagem”, acrescentou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.